domingo, 19 de dezembro de 2010

Topa certifica internos de presídio em Ilhéus


O Programa Todos pela Alfabetização (Topa) realizou, ontem (16/12), a cerimônia de certificação de uma nova turma de 23 internos do Presídio Ariston Cardoso, em Ilhéus, totalizando, em três etapas do programa, naquela unidade, o número de 75 alfabetizados formados. A abertura da cerimônia oi feita pelo diretor do presídio, Capitão Edson Brito com a presença do gestor da Diretoria Regional de Educação de Ilhéus (Direc 6), Ednei Mendonça.




Entre os internos que receberam o certificado, estão Murilo de Jesus, 21 anos, e Antônio Carlos Souza, 31 anos. "Eu parei os estudos quando cursava a 6ª série do ensino fundamental e, depois do Topa, meu sonho é concluir o ensino fundamental para poder seguir adiante", comemorou Antônio Carlos, demonstrando felicidade pela conquista.



Segundo a supervisora Lúcia Helena Gomes Rosa, o presídio terá, em 2011, cerca de 70 novos albafetizandos no programa. "Além disso, estamos trabalhando para viabilizar a parceria que permitirá a implantação, de turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA), para que os alfabetizados possam prosseguir com os estudos", completa.



Ednei Mendonça destacou, ao falar para os internos, que o Topa "é a porta para o resgate da cidadania e inclusão social através da educação". Em toda a Bahia, o programa já formou, em três etapas, 751 mil baianos. Cerca de 186 mil alunos ainda estão em sala de aula dando continuidade aos estudos de escrita e leitura.

Fonte: http://www.educacao.estudantes.ba.gov.br/node/1980