domingo, 29 de julho de 2012

Saúde em Movimento leva atendimento oftalmológico a Poções e Região


Moradora de Itamaraju, Isaura Neri, 78 anos, foi beneficiada pelo Saúde em Movimento quando passou pela primeira cirurgia de catarata em Ubaitaba.  O procedimento no outro olho, ela fez em Valença. Nesta terça-feira (17), ela foi até a cidade de Poções para uma consulta de revisão, onde esta sendo realizada mais uma etapa do programa. Na cidade, no sudoeste do Estado, já foram realizadas 4640 consultas oftalmológicas e 2405 cirurgias de catarata.   “Mesmo tendo uma bíblia com a letra grande, eu tinha dificuldade de ler, agora estou conseguindo ler perfeitamente” afirmou Isaura Neri.

Os atendimentos em Poções, que iniciaram no dia 10 de julho e seguem até 18 de julho, estão acontecendo nas futuras instalações UPA24h, no bairro Indaiá. Para o secretário da Saúde do estado, Jorge Solla, que acompanhou as atividades do programa nesta terça-feira, a estratégia tem sido muito importante para ampliar o atendimento oftalmológico. “Vemos que a recuperação reflete positivamente no aprendizado dos alunos do Topa e na vida cotidiana da população atendida”, declarou o secretário.

As atividades do Saúde em Movimento em Poções foram acompanhadas também pela subsecretária da Saúde do Estado, Suzana Ribeiro, e pelo Superintendente de Assistência Farmacêutica, Ciência e Tecnologia em Saúde, Alfredo Boa Sorte.

O Saúde em Movimento leva atendimento oftalmológico às diversas regiões do interior do Estado. A ação tem como diferencial o deslocamento de equipamentos e profissionais para atender em cidades do interior. Ao serem atendidos, os pacientes passam por consulta ambulatorial e exames e, se for diagnosticada a catarata, são submetidos à cirurgia. O público-alvo são pessoas com idade superior a 60 anos e alunos do Programa TOPA (Todos pela Alfabetização).

Desde o início do Saúde em Movimento, em 2009, foram realizadas mais de 78 mil cirurgias, levando aos baianos que sofriam com a catarata a possibilidade de voltar a enxergar. Ao serem atendidos, os pacientes passam por consulta ambulatorial e exames e, se for diagnosticada a doença, são submetidos à cirurgia. 




Fonte: http://www.portalsbn.com.br/?pg=noticia&id=2643-Sa%FAde_em_Movimento_leva_atendimento_oftalmol%F3gico_a_Po%E7%F5es.html