sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Secretaria de Educação realiza solenidade para entrega de óculos aos alunos do Topa em Medeiros Neto

A Secretaria de Educação de Medeiros Neto realizou ontem, 25 de janeiro, solenidade para entrega de óculos a pessoas carentes visando com isso melhorar a qualidade de vida e aumentar a autoestima de quem não tinha condições de comprar.

Contemplados pelo programa de atenção oftalmológica através do programa Olhar Brasil em parceria com a Secretaria de Saúde e através do programa Saúde em Movimento, foram realizadas 140 consultas oftalmológicas, 70 cirurgias de catarata foram entregues 49 óculos.

Segundo a secretária de educação, Aleny Brito Lacerda Souza, o programa TOPA (Todos Pela Alfabetização) é um programa de fortalecimento da alfabetização dando acesso à educação tanto para adultos, idosos e jovens com mais de 15 anos de idade que não tiveram a oportunidade de frequentar a escola. O programa inclui o cuidado com o olhar, e infelizmente, no extremo sul as pessoas não recebiam esse tipo de atenção, que agora estão recebendo.

“Isso representa o respeito com a pessoa humana, representa o cuidado com o ser humano, agente quer que eles aprendam a ler e escrever, mas agente também cuida para que eles tenham uma vida melhor, que enxerguem, possam se locomover, e sem a dificuldade na visão possam dar continuidade nos estudos”. Declarou Aleny.

Dona Isabel de Souza, depois de receber seus óculos declarou que: “a vida ficou mais bonita, mais colorida e é ótimo enxergar bem denovo”.

O evento contou com a presença do secretário de saúde, Gildásio Moreira; do secretário de finanças, Wilter; da secretária de Assistência Social, Rita Barreto e da Gestora Municipal do TOPA, Maria Silmara O. S. Brito.

Os recursos foram tanto da Prefeitura quanto do Governo Federal, mas também do próprio FNDE que pagou os óculos, e o atendimento oftalmológico ficou por conta da Sec. Estadual de Saúde.

Fonte:http://www.portaldoextremosul.com.br/2012/01/secretaria-de-educacao-entrega-oculos-para-pessoas-carentes-em-medeiros-neto/