terça-feira, 4 de outubro de 2011

Prefeitura de Pindaí em parceria com o TOPA realiza entrega de óculos

Nesta quinta-feira, dia 29 de setembro de 2011 representantes
da Secretaria de educação juntamente com a equipe do programa TOPA em Pindaí, reuniram-se no salão paroquial para cerimônia de entrega dos óculos aos alunos do TOPA outrora contemplados pelo programa de atenção oftalmológica.

Em seu pronunciamento a secretária de educação Eliara Cristina agradeceu a todos que contribuíram para culminância de todas as etapas do programa, frisando a importância do mesmo no processo educacional dos munícipes que por motivos específicos não obtiveram oportunidade de alfabetização em outros tempos, por fim afirmou ‘’nunca é tarde para construir conhecimento’’ e parabenizou os alunos pelo esforço e determinação.

A cerimônia finalizou-se com a exposição de vídeos relatando depoimentos verídicos dos benefícios proporcionados pelo programa na vida de estudantes em diversas cidades do Brasil.

O TOPA - Todos Pela Alfabetização é um Programa do Brasil Alfabetizado de fortalecimento da alfabetização, favorecendo o acesso à educação da população de jovens, adultos e idosos com mais de 15 anos de idade que não tiveram oportunidade de freqüentar a escola. O programa desenvolve-se em parceria com estados, municípios, instituições de ensino superior e organizaçõesda sociedade civil. A Prefeitura Municipal de Pindaí já participou das 4 Etapas oferecidas pelo programa e já está se empenhando para aderir à 5ª Etapa.

Além de alfabetização o programa TOPA também oferece Atenção Oftalmológica que é de responsabilidade da Secretaria Estadual da Saúde SESAB em parceria com a Prefeitura, que consiste em oferecer consulta, fornecimento de óculos e encaminhamento para intervenções de maior complexidade, com o objetivo dos alunos terem melhores condições visuais para se alfabetizarem.

No total foram entregues 50 óculos pela coordenadora Lucinéia Santana e a Secretária de Educação Eliara Cristina, os óculos eram entregues após uma avaliação oftalmológica feita por especialistas onde o aluno escolhia a cor e o designe estrutural do mesmo. Esboçando grande alegria os alunos beneficiados comemoraram e já assinaram o termo de recebimento utilizando os novos óculos.

Fonte: http://www.tribunapopulargbi.com.br/?lk=4&id=13467



Um comentário:

Erica Castro disse...

Sou alfabetizadora do TOPA Guirapá municipio de Pindaí.

Essa parceria,é muito importante para o municipio.
O exame e a entrega dos oculos ajudaram muito os alfabetizandos.