quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Grande Festa do Dia dos Idosos em Itabuna - DIREC 7

A linda festa do topa comemorando O Dia Nacional do Idoso


No último sábado, primeiro outubro, o TOPA/ Direc 7 realizou em Itabuna, no auditório da FTC, um lindo encontro para homenagear os alunos do programa, no Dia Nacional do Idoso. O encontro reuniu mais de 300 pessoas, com alunos, professores e coordenadores de vários municípios da região cacaueira.

Logo na chegada, tratamento vip com degustação dos produtos feitos por estudantes do Curso de Nutrição e com exames realizados pelos alunos do Curso de Enfermagem, ambos do CEEP do de Itabuna.
O encontrou iniciou com muita alegria e integração, com uma dinâmica de grupo animada pela professora Eliúde. A dinâmica mexeu com a auto-estima, todos abraçando a si mesmo como alguém importante, para, logo depois, abraçar os outros.

A saudação inicial foi feita, de forma muito entusiasmada, pelo Diretor da API de Itabuna, professor João; pela representante da Associação de Moradores Unidos do Morro de Pau-Brasil, professora Raimunda Lúcia; pela Diretora da CODEB/Direc 7, professora Ivone Miranda; pela coordenadora da Unidade formadora do TOPA/UESC, professora Gilvânia; e pelo supervisor do topa, professor Noel Costa.
Foi um momento de festa e de reflexão. A Gerente executiva do INSS de Itabuna, Ariádene Gonçalves Pitanga, falou sobre Os direitos fundamentais do idoso. O bancário, funcionário do Banco do Brasil, Srº Jorimar Xavier de Castro, fez uma exposição sobre O idoso e o serviço bancário.

O jornalista Paulo Lima, do Conselho municipal do Idoso de Itabuna, fez esclarecimentos importantíssimos sobre O papel do Conselho do Idoso e presenteou o público com um dos seus poemas: Velho.

VELHO
Velho é o sol. Entretanto, continua sendo a maior fonte de energia e calor da nossa galáxia.
Velho é o vento, mas produz a brisa que beija a face da criança, a impulsividade do jovem e os cabelos brancos do idoso.
Velho é o oceano, que se renova a cada tempestade e cujas ondas do mar beijam a praia e deixa a espuma branca como símbolo da paz.
Velho é o gorjear dos pássaros através do milênio, cujos pardais, com sua sinfonia matinal, acalentam o sono da criança e desperta o adulto para a luta diária da sobrevivência.
Velhas, são as árvores milenares, cujos cedros do Líbano produziram as naus fenícias, fazendo daquele povo os maiores navegadores das civilizações antigas.
Não foi um velho, mas um jovem de 22 anos, chamado Nero que ateou fogo em Roma, enquanto um homem de 80 anos, chamado Goethe produziu “O Fausto” uma das maiores obras da literatura universal.
Velho é Deus, que se renova a cada manhã, a cada alvorada e a cada crepúsculo, nas estações do ano, no oxigênio que respiramos, na velocidade do nosso pensamento; porque Deus é velho, é moço, é criança, é adulto, é homem, é mulher, na obra fantástica da sua criação. Portanto, o que existe é Deus, que é hoje, ontem e amanhã. Não tem começo e não tem fim. Ele é a criação se perpetuando, se multiplicando sem limite de tempo e de espaço.
Ele é o que é

























A animação do encontro ficou por conta do cantor Adroaldo de Itabuna e do Grupo Vocal Adonai. As pessoas cantaram, se emocionaram numa integração respeitosa do sagrado com o profano, num clima ecumênico.
Ponto alto do encontro, o momento da entrega dos presentes. Todos os alunos saíram com um presente do encontro. Esses presentes foram adquiridos de várias formas: comprados pelos próprios professores e coordenadores ou doação do comércio regional. Muita coisa boa e útil: panela de pressão, ferro de passar, liquidificador, rádio AM/FM, garrafa térmica, etc.

A festa continua. Na saída, um saboroso lanche, preparado por mãos generosas. Tudo muito caprichado, com o sabor e a beleza que todos nós merecemos, nada de coisa pobre para os pobres, o povo merece ser tratado com respeito e dignidade. Essa foi a filosofia que orientou toda a produção do encontro.


Salve os alunos do topa! Salve os idosos! Salve os oito anos de existência do Estatuto do Idoso.

Agradecimentos:

A todos os alunos que deixaram seus lares em pleno sábado à tarde, momento de descanso. Às prefeituras que cederam ônibus (Buerarema, Itapé, Pau-Brasil, Ubaitaba); A FTC, pelo espaço e apoio; a todos os comerciantes que enviaram presentes. Aos estudantes do CEEP de Itabuna. Aos nossos artistas: Adroaldo e ao Grupo vocal Adonai. Aos nossos expositores. Aos funcionários da Direc 7.

Parabéns

Parabéns ao time do topa pelo excelente trabalho: alfabetizadores, coordenadores, secretários de educação, líderes de entidade, unidade formadora, digitadoras. Quando todo mundo topa, a mudança acontece!


Noel Costa dos Santos

Supervisor Regional do TOPA

Fonte: http://topadirec7.blogspot.com/

Nenhum comentário: