quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Programa TOPA ganha Prêmio Darcy Ribeiro em Brasília

Comissão de Educação divulga ganhadores do Prêmio Darcy Ribeiro

A Comissão de Educação e Cultura escolheu os três vencedores do Prêmio Darcy Ribeiro: a escola Sesc de Ensino Médio em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro; o Instituto Guga Kuerten, em Santa Catarina; e o Programa Todos Pela Alfabetização (Topa), do governo da Bahia.

A Escola Sesc, que recebeu 22 votos, é uma escola-residência que recebe todo ano 160 alunos que moram em alojamentos da própria instituição. O Instituto que leva o nome do tenista tricampeão de Roland Garros, Gustavo Kuerten, abre oportunidades para a prática de esportes a crianças e jovens nas redes públicas de ensino e teve 18 votos. E 14 votos garantiram o prêmio ao programa Topa, que trabalha com voluntários que ensinam jovens e adultos a ler e a se profissionalizar.

O primeiro vice-presidente da Comissão, deputado Lelo Coimbra (PMDB-ES), afirmou que a seleção, que teve 20 candidatos qualificados, mostra o mérito dos vencedores. "Todas as três experiências que foram aprovadas são de excelentíssima qualidade”, observou o deputado. “Em nenhum momento em que esse prêmio foi aprovado neste período em que estou aqui na Comissão de Educação, a qualidade foi diminuída. Está sempre à altura do nome do educador Darcy Ribeiro."

O Prêmio Darcy Ribeiro está na sua décima-primeira edição e será entregue no dia 26 de outubro, data em que se comemora 89 anos do nascimento de Darcy Ribeiro. Haverá solenidade no Salão Negro da Câmara.

Reportagem – Luiz Cláudio Canuto/Rádio Câmara
Edição – Newton Araújo

Fonte: http://www2.camara.gov.br/agencia/noticias/EDUCACAO-E-CULTURA/203265-COMISSAO-DE-EDUCACAO-DIVULGA-GANHADORES-DO-PREMIO-DARCY-RIBEIRO.html

Nenhum comentário: