sexta-feira, 30 de setembro de 2011
Projeto de Reciclagem - Produtos de Limpeza - Central - BA
quarta-feira, 28 de setembro de 2011
Programa TOPA ganha Prêmio Darcy Ribeiro em Brasília
Comissão de Educação divulga ganhadores do Prêmio Darcy Ribeiro
A Comissão de Educação e Cultura escolheu os três vencedores do Prêmio Darcy Ribeiro: a escola Sesc de Ensino Médio em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro; o Instituto Guga Kuerten, em Santa Catarina; e o Programa Todos Pela Alfabetização (Topa), do governo da Bahia.
A Escola Sesc, que recebeu 22 votos, é uma escola-residência que recebe todo ano 160 alunos que moram em alojamentos da própria instituição. O Instituto que leva o nome do tenista tricampeão de Roland Garros, Gustavo Kuerten, abre oportunidades para a prática de esportes a crianças e jovens nas redes públicas de ensino e teve 18 votos. E 14 votos garantiram o prêmio ao programa Topa, que trabalha com voluntários que ensinam jovens e adultos a ler e a se profissionalizar.
O primeiro vice-presidente da Comissão, deputado Lelo Coimbra (PMDB-ES), afirmou que a seleção, que teve 20 candidatos qualificados, mostra o mérito dos vencedores. "Todas as três experiências que foram aprovadas são de excelentíssima qualidade”, observou o deputado. “Em nenhum momento em que esse prêmio foi aprovado neste período em que estou aqui na Comissão de Educação, a qualidade foi diminuída. Está sempre à altura do nome do educador Darcy Ribeiro."
O Prêmio Darcy Ribeiro está na sua décima-primeira edição e será entregue no dia 26 de outubro, data em que se comemora 89 anos do nascimento de Darcy Ribeiro. Haverá solenidade no Salão Negro da Câmara.
Edição – Newton Araújo
O Professor que virou notícia: 90 anos de Paulo Freire
Fonte: http://www.topadirec7.blogspot.com/
terça-feira, 27 de setembro de 2011
Ações do TOPA para o Dia do Idoso em Barra do Choça
OBJETIVOS
GERAL:
· Melhorar a qualidade de vida do idoso por meio de atividades físicas que elevem a autoestima, saúde e bem estar geral.
ESPECÍFICOS:
· Estimular a prática da atividade no cotidiano de cada idoso;
· Desenvolver qualidades físicas, motoras e mentais;
· Promover momentos de recreação e integração entre os participantes do projeto;
· Instigar o auto cuidado entre os participantes por meio do stand da beleza;
· Conscientizar sobre a importância do exercício físico para o bem estar;
· Orientar sobre doenças que acometem a terceira idade;
· Orientar sobre alimentação no envelhecimento.
· Estimular a funcionalidade geral;
METODOLOGIA
O projeto será desenvolvido no dia 16 de Outubro de 2011 (domingo), das 8:00 às 12:00 horas. Durante o projeto Dia D Atividade Física na Terceira Idade serão desenvolvidas várias atividades voltadas para a saúde e bem estar do idoso.
Destacaremos algumas ações previstas para programação do projeto:
· Café da Manhã;
· Serviços Básicos de Saúde;
· Serviços de Beleza ao Idoso;
· Exercícios físicos;
· Orientações voltadas para a Saúde do Idoso e uma Alimentação Saudável.
Ações do TOPA para o Dia do Idoso em Itabuna
Refletindo sobre a condição do idoso na região do cacau
- Ofertar condição do idoso dizer a SUA PALAVRA, de forma oral e escrita, sobre si mesmo, sobre sua condição sócio- econômica- cultural.
- Refletir sobre o respeito e sobre a violação dos direitos dos idosos.
- Realizar atividades que contribuam no desenvolvimento da auto-estima do idoso.
- Identificar e divulgar meios que possam ajudar na melhoria da qualidade de vida do idoso.
Wagner acompanha ações do Saúde em Movimento em Santa Cruz de Cabrália
A Secretaria da Saúde do Estado disponibiliza três mil consultas, sendo mil para alunos do Programa Todos pela Alfabetização (Topa), e duas mil para usuários SUS acima de 60 anos, além de mil cirurgias de catarata.
O público-alvo para os atendimentos em Santa Cruz de Cabrália é constituído de pessoas com idade superior a 60 anos, que possuam ou não alguma doença ocular. Os pacientes serão submetidos a consulta ambulatorial e exames e, se for diagnosticada a catarata, passarão por cirurgia.
segunda-feira, 26 de setembro de 2011
Saúde em Movimento na Região de Barreiras - DIREC 25
Começa neste domingo (25), no município de Luís Eduardo Magalhães, mais uma etapa da Estratégia Saúde em Movimento. Desta vez, tendo como prestador de serviços o Instituto de Olhos, serão disponibilizadas, até o dia 1º de outubro, quatro mil consultas – mil para alunos do programa Todos pela Alfabetização (Topa) e três mil para usuários do SUS acima de 60 anos –, além de 1,4 mil cirurgias de catarata. O atendimento prossegue até o dia 1º de outubro, na UPA, quadra 154, no bairro de Mimoso.
O atendimento será prioritário para idosos a partir de 60 anos de idade com catarata senil, usuários com catarata traumática ou congênita e alunos matriculados no Topa. Serão disponibilizados todos os exames relacionados à cirurgia oftalmológica, além do colírio que deverá ser utilizado nos primeiros quinze dias do pós-operatório, para todos os pacientes submetidos à cirurgia de catarata.
sexta-feira, 23 de setembro de 2011
Capacitação dos professores do TOPA EXTREMO SUL DA BAHIA
segunda-feira, 12 de setembro de 2011
Campanha do Topa é premiada em Gramado
A Leiaute foi a única agência do Norte-Nordeste que ganhou um Galo. Nas peças publicitárias, o público e os concorrentes do festival - o terceiro maior do mundo na área e o maior da América Latina - conheceram a história de Dona Enedina que, aos 100 anos, aprendeu a ler e escrever, de Dona Isabel Alves, que se encantou com a chegada da água à sua casa, e de Carlos Nascimento, orgulhoso do seu novo emprego.
Para o secretário estadual de Comunicação, Robinson Almeida, “o prêmio é um reconhecimento à qualidade da publicidade baiana e também a uma estratégia de comunicação tendo o povo baiano como testemunha das ações governamentais
sexta-feira, 9 de setembro de 2011
quinta-feira, 8 de setembro de 2011
Dia Internacional da Alfabetização
Parabéns a todos os que fazem o Programa TOPA - Todos Pela Alfabetização
Mensagem da Diretora-Geral da UNESCO, Irina Bokova, por ocasião do Dia Internacional da Alfabetização, 8 de Setembro de 2011
Este ano, o Dia Internacional da Alfabetização tem foco especial no relacionamento entre alfabetização e paz.
A paz duradoura fundamenta-se no respeito aos direitos humanos e à justiça social.
A alfabetização, base da educação e aprendizagem ao longo de toda a vida, constitui um desses direitos.
A alfabetização é pré-requisito para a paz, visto que acarreta vários benefícios nas esferas humana, cultural, social, política e econômica.
Na sociedade moderna, impulsionada pelo conhecimento, o analfabetismo é mais do que nunca sinônimo de exclusão e marginalização.
Segundo as estatísticas mais recentes, de 2009, 793 milhões de adultos carecem de alfabetização básica, a maioria mulheres e crianças. Mais 67 milhões de crianças em idade escolar não estão matriculadas e 72 milhões de adolescentes também estão sendo privados da educação, correndo o risco de se criar uma nova geração de analfabetos.
Essa situação inaceitável impede todos os esforços para reduzir a pobreza e estimular o desenvolvimento humano.
Ela representa um abuso dos direitos humanos e das liberdades fundamentais, além de ser uma ameaça à paz e à segurança internacional.
A alfabetização acelera o desenvolvimento e é uma força em prol da paz.
Primeiro, a alfabetização dá maior autonomia aos indivíduos, permitindo a capacitação e a confiança necessárias para buscar informações importantes e fazer escolhas esclarecidas, que têm impacto direto em suas famílias e comunidades.
Segundo, a alfabetização é condição imprescindível para que indivíduos participem de forma eficaz nos processos democráticos, tenham uma voz nas organizações comunitárias, ganhem conhecimento político e, portanto, contribuam para a formulação de políticas públicas de qualidade.
Em terceiro lugar, programas de alfabetização fortalecem a compreensão mútua ao permitir que pessoas compartilhem ideias, expressar, preservar e desenvolver a identidade cultural e a diversidade.
Nenhum país pode estabelecer condições duradouras para a paz caso não encontre meios de estabelecer confiança mútua entre seus cidadãos por intermédio de sistemas inclusivos de educação que promovam entendimento recíproco, respeito, tolerância e diálogo.
É fundamental integrar a alfabetização ao processo de construção de paz para plantar as sementes da paz, estimular diálogo e reconciliação e dar aos jovens e aos adultos a qualificação necessária para buscar um emprego digno.
O Prêmio Internacional de Alfabetização 2011 reconhece programas inovadores, que demonstram o papel central da alfabetização na promoção dos direitos humanos, da igualdade de gênero, resolução de conflitos e diversidade cultural. Todos os programas destacam que, até nas condições mais adversas, programas de alfabetização de boa qualidade funcionam e resultam em mudanças permanentes nas vidas de jovens e adultos.
Investir em programas de alfabetização é sensato bem como fundamental para o desenvolvimento. A Alfabetização é um componente chave dentre as estratégias para a promoção do desenvolvimento sustentável e a paz. É fundamental para o êxito da Educação para Todos e os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.
O mundo precisa, urgentemente, de maior compromisso político em relação à alfabetização, amparado por recursos adequados para aumentar os programas eficazes. Hoje, peço aos governos, às organizações internacionais, à sociedade civil e ao setor privado que priorizem a alfabetização, para que todos possam desenvolver seu potencial e participar ativamente da criação de sociedades justas, sustentáveis e pacíficas.
Fonte:http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/about-this-office/single-view/news/message_on_international_literacy_day_8_september_2011/