quinta-feira, 5 de maio de 2011

Lideranças parceiras do Topa participam de escuta aberta na Escola Parque

A terça-feira foi de debate e esclarecimento para 404 lideranças de entidades que aderiram à 4ª Etapa do Programa Todos pela Alfabetização (Topa), no III Encontro Estadual dos Representantes dos Movimentos Sociais e Sindicais – Escuta Aberta. O evento prossegue até quarta-feira (04/05) no Centro Educacional Carneiro Ribeiro – Escola Parque, no bairro da Caixa D´Água, em Salvador. O encontro, organizado pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, teve o objetivo de tratar sobre avanços e desafios do Topa.

“A cada etapa do programa, nós fazemos esta escuta, com o intuito de ouvir e debater com vocês as dificuldades e avanços do programa. É muito importante estabelecer este diálogo constante, trabalhar nesta construção de uma política de educação de jovens e adultos”, afirmou Elenir Alves, coordenadora do Topa, durante a abertura do evento, que apresentou aos presentes os princípios, a concepção, estrutura e funcionamento do programa.
As lideranças contaram com palestras sobre a importância da participação no desenvolvimento do Topa. “Acho o encontro muito interessante porque nós passamos a ter mais experiência com o assunto. Acredito que a temática fica ainda mais fortalecida. É a primeira vez que venho e estou gostando de tudo”, afirma Dilma Assunção, do município de Vera Cruz.
Para Gabriela Teixeira, de São Francisco do Conde, que trabalha com o Topa aplicado a alunos com necessidades educativas especiais, na APAE, a chance de trocar ideias com outros participantes é essencial. “Nós estamos com a segunda turma do Topa lá na cidade. O programa realmente é muito bem-sucedido. Percebemos o resultado. Estar aqui é importante”, considera.
Números – De 2007 até o momento, o programa Todos pela Alfabetização (Topa) já beneficiou 936 mil pessoas em todo o Estado, graças à parceria das prefeituras e das entidades dos movimentos sociais e sindicais, além de universidades públicas e privadas. A meta do governo é alfabetizar mais um milhão de pessoas nos próximos quatro anos. A terceira etapa do Topa, que tem registrada 536 mil pessoas, alfabetizou 291 mil em dezembro de 2010 e até julho de 2011 outros 185 mil. A quarta etapa contempla 283 mil pessoas não alfabetizadas.

Nenhum comentário: