sábado, 30 de abril de 2011

Encontro ‘Escuta Aberta’ mobiliza entidades parceiras do Topa


Dialogar sobre os avanços e desafios no desenvolvimento do programa, junto às entidades que aderiram à 4ª etapa do programa Todos pela Alfabetização (Topa), é um dos principais objetivos do III Encontro Estadual dos Representantes dos Movimentos Sociais e Sindicais Escuta Aberta. O evento acontece segunda e terça-feira (3 e 4), no Centro Educacional Carneiro Ribeiro - Escola Parque (Caixa D'Água), numa iniciativa da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), com a presença do secretário Osvaldo Barreto.

Consideramos o Escuta Aberta um dos principais momentos de integração, mobilização e fortalecimento das ações do Todos pela Alfabetização, afirma a coordenadora-geral do Topa, Elenir Alves, que durante o encontro apresentará os princípios, concepção, estrutura e funcionamento do programa. Serão realizadas, no encontro, palestras sobre a importância da participação dos movimentos sociais e sindicais, na construção de políticas públicas de alfabetização, e o programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Constam ainda da programação oficinas sobre o tema Participação dos Movimentos Sociais no Topa: avanços, desafios e possibilidades, relatos de experiências exitosas de alfabetização dos ganhadores do Prêmio Cosme de Farias 2ª etapa (que reconhece experiências e ações dos municípios e entidades parceiras do governo com destaque na redução do analfabetismo no estado) e apresentação cultural de alunos da Escola Parque.

Número de beneficiados

Desde 2007, o programa Todos pela Alfabetização beneficiou 936 mil pessoas em todo o estado graças à parceria com as prefeituras e entidades dos movimentos sociais e sindicais, além de universidades públicas e privadas. A meta do governo é alfabetizar mais um milhão de pessoas nos próximos quatro anos.

A terceira etapa do Topa, que cadastrou 536 mil pessoas, alfabetizou 291 mil até dezembro de 2010 - até julho deste ano outras 185 mil serão alfabetizadas. A quarta etapa contempla 283 mil pessoas.

Fonte: http://www.jusbrasil.com.br/politica/6914203/encontro-escuta-aberta-mobiliza-entidades-parceiras-do-topa

Nenhum comentário: