terça-feira, 29 de abril de 2014

Lançamento da Sétima Etapa do Programa TOPA em Barra do Choça


O lançamento da sétima fase do Programa Todos Pela Alfabetização (TOPA), foi realizado no auditório da secretaria municipal de educação, no último dia (14). O programa, idealizado pelo Governo do Estado, atua em Barra do Choça desde 2007 e até hoje, já conseguiu alfabetizar mais de 3 mil pessoas, entre jovens, adultos e idosos. De acordo com informações da coordenação do projeto, 65% dos alfabetizados residem em comunidades rurais.

Durante o lançamento, profissionais da Secretaria Municipal de Educação, tiveram o primeiro contato direto com os alfabetizadores, que receberam orientações, bem como participaram do primeiro planejamento das atividades, que serão desenvolvidas durante as aulas. 460 pessoas foram cadastradas no TOPA, as aulas começam hoje (22) e terão oito meses de duração.
É importante dizer que, segundo o IBGE, a taxa de analfabetismo em Barra do Choça em 2000, era de 35.7%. Já em 2010, houve uma redução significativa no número de pessoas não alfabetizadas, a taxa caiu para 27.7%, esse percentual é equivalente a uma diferença de 6.877 pessoas.
 
 

De acordo com informações passadas por Ivanilton Brito, gestor local do TOPA, o bom desempenho do projeto em Barra do Choça, tem grande colaboração do município, porque mesmo se tratando de um programa estadual, a Secretaria Municipal de Educação, tem dado todo o apoio e suporte necessários para o TOPA funcionar bem na prática. “Hoje ainda temos uma demanda considerável que ainda não foi alfabetizada, mas estamos focando nesse público, para que possamos está melhorando ainda mais esses indicadores”, disse Ivanilton.
 
 Texto: Karine Carvalho – Fotos: Rosenilton Soares – ASCOM/PMBC



segunda-feira, 28 de abril de 2014

Encontro discute estratégias de monitoramento para a 7ª etapa do Topa

A Se­cre­taria da Edu­cação do Es­tado da Bahia ini­ciou, nesta quinta-feira (24/4), o En­contro de Pla­ne­ja­mento dos Su­per­vi­sores para a 7ª etapa do pro­grama Todos pela Al­fa­be­ti­zação (Topa). A reu­nião, que se es­tende até sexta-feira (25/04), no Hotel Golden Park, na Pi­tuba, tem como ob­je­tivo dis­cutir o mo­ni­to­ra­mento do pro­grama nos 365 mu­ni­cí­pios nos quais ele está im­plan­tado, con­si­de­rando a di­ver­si­dade das co­mu­ni­dades aten­didas.
“Este pla­ne­ja­mento dará uma atenção es­pe­cial à cons­trução de es­tra­té­gias de mo­ni­to­ra­mento do pro­grama em co­mu­ni­dades como as qui­lom­bolas, de pes­ca­dores e pri­si­o­nais”, de­clarou a co­or­de­na­dora geral do Topa, Elenir Alves, in­for­mando que o En­contro contou com a par­ti­ci­pação dos su­per­vi­sores do pro­grama de todas as Di­re­to­rias Re­gi­o­nais de Edu­cação (Direc) do Es­tado.







Re­pre­sen­tante da Direc de Ju­a­zeiro, a su­per­vi­sora do Topa, Gra­ciele Maria Santos Gomes, re­forçou a im­por­tância de ali­nhar o pla­ne­ja­mento do pro­grama às par­ti­cu­la­ri­dades de cada co­mu­ni­dade. “Na re­gião aten­dida pela Direc 15, nós tra­ba­lhamos com co­mu­ni­dades pri­si­o­nais e in­dí­genas. Para cada uma, temos um plano di­fe­ren­ciado porque a gente tra­balha par­tindo da re­a­li­dade deles, e não o con­trário”. Atu­al­mente, o Topa está em sua 7ª etapa, com 160 mil es­tu­dantes em pro­cesso de al­fa­be­ti­zação. No total, mais de 1,1 mi­lhão já foram al­fa­be­ti­zados pelo pro­grama na Bahia.

terça-feira, 22 de abril de 2014

Programa Saúde em Movimento Contempla Alunos do TOPA de Baianopolis

As Secretarias de Educação e de Saúde, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Baianópolis e a DIREC 25, contemplaram mais de 132 alunos do Programa TOPA com o atendimento do Programa Saúde em Movimento do Governo Estadual. As consultas médicas foram gratuitas, e para os alunos do programa TOPA os óculos são entregues aos estudantes sem nenhum custo. O programa Saúde em Movimento é um programa desenvolvido pela Secretaria Estadual da Saúde (SESAB) que objetiva levar serviços de saúde para os moradores das cidades do interior baiano. O público-alvo para os atendimentos são pessoas com idade superior a 60 anos, que possuam ou não alguma doença ocular e alunos do Programa Todos pela Alfabetização (TOPA). As ações conjuntas produzem melhores resultados, na oferta de serviços ao povo baianopolense, disse o prefeito Anderson Cleyton. A equipe de atendimento do programa é composta de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e pessoal de apoio. Nos atendimentos, os pacientes passam por consulta ambulatorial e exames e, se for diagnosticada a catarata, são submetidos à cirurgia. A clientela ainda recebe o colírio que deve ser utilizado nos primeiros quinze dias do pós-operatório.

terça-feira, 15 de abril de 2014

Serrinha também contou com o Saúde em Movimento.