O Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares de Valente realizou no sábado, 25/01/2014, um evento para certificação dos alunos da 6ª etapa do TOPA (Todos pela Alfabetização).
No ano de 2013, o Programa sob gestão do STRAF foi coordenado por Deise Morais, Edna Carneiro e Mirian Araújo e contou com 15 alfabetizadoras cada uma com uma turma com média de 10 alfabetizandos e teve a duração de 8 meses.
Os jovens e adultos alfabetizados são na maioria moradores da zona rural das diversas comunidades do município, entre elas: Santana, Cipó de Leite, Queimada do Curral, Valilândia, Santa Rita de Cássia e Ichu. Durante o evento um fato que chamou a atenção foi quando algumas alfabetizadoras entregaram os certificados aos próprios pais emocionando a todos os presentes. A presidenta do STRAF Valente, Juvanda Gomes, muito emocionada comentou que a jornada só começou. “Para nós esse é um momento de muito orgulho.
O sindicato é uma entidade social e também se preocupa com a educação e através do TOPA leva essa escolarização ao campo para as pessoas que não tiveram oportunidade de estudar. Percebemos aqui com a presença de tantos alfabetizandos, da melhor idade, que não depende de idade para ser feliz nem para enxergar o mundo de forma diferente.
Parabéns a todos os alfabetizandos e a todos que contribuíram nessa jornada de trabalho” destaca Juvanda. A diretoria do STRAF informou que a entidade já aderiu ao programa para gerir a 7ª etapa do TOPA com previsão para início das aulas entre abril e maio de 2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário