quarta-feira, 3 de abril de 2013

Comitê avalia trabalhos inscritos no Prêmio Cosme de Farias

O Comitê do Prêmio Cosme de Farias se reuniu, nesta terça-feira (02/04), para avaliar os trabalhos inscritos na premiação, que reconhece as iniciativas que mais contribuíram para a redução do índice de analfabetismo com o programa Todos pela Alfabetização (Topa). No total, foram inscritos 65 experiências e ações desenvolvidos nas 3ª e 4ª etapas do Topa. Os primeiros colocados serão premiados durante a formatura do Topa, no dia 16 de abril, no Centro de Convenções.



A presidente do Conselho Estadual de Educação, Ana Teixeira, é membro do Comitê do Prêmio Cosme de Farias e acredita que premiação valoriza o trabalho que está sendo feito nos municípios, nas entidades, com os professores e coordenadores para a alfabetização das pessoas. “O Prêmio dá visibilidade a esse trabalho que é de muita participação social, não só dos poderes públicos, mas também da sociedade. Premiar é chamar a atenção das pessoas para a importância desse processo de alfabetização, que é conjunto”, explicou Ana Teixeira.



Serão premiadas ações nas categorias: Município, Entidade da Sociedade Civil, Alfabetizador, Coordenador de Turma e Tradutor Intérprete de Libras. O secretário da Central Geral dos trabalhadores do Brasil (CGTB), Max Cunha, ressalta a importância social do Topa e o incentivo dado pelo prêmio. “As entidades estão batalhando para desenvolver um bom trabalho. Os coordenadores, por sua vez, estão envolvendo a comunidade para alfabetizar. Envolvimento que extrapola a Educação e chega à questão social. O Topa deixa um grande legado para a comunidade que o recebe”, disse.


Alfabetização - O Topa já alfabetizou mais de 1,1 milhão de baianos. O resultado faz do Topa o maior programa de alfabetização para jovens acima de 15 anos, adultos e idosos do país. Nesta terça-feira (02/04), a Secretaria da Educação inicia inscrições para a 6ª etapa do programa. A meta é alfabetizar 250 mil pessoas.





Nenhum comentário: