terça-feira, 2 de abril de 2013

2 de Abril - Aniversário de Cosme de Farias

Hoje, 2 de abril, homenageamos os 138 anos de nascimento do major Cosme de Farias, morto em 1972, aos 97 anos.
Nascido em São Thomé de Paripe, na periferia de Salvador, em 2 de abril de 1875, Cosme de Farias dedicou a vida a causas humanistas e de defesa dos direitos humanos, como a cruzada contra o analfabetismo. Embora nunca tenha estudado Direito em uma faculdade, exerceu a advogacia por toda a vida, geralmente defendendo clientes pobres, em mais de 30 mil processos. Um dos mais famosos foi o habeas corpus conseguido em favor de Sérgia Ribeiro da Silva, a cangaceira Dadá, viúva de Corisco, do bando de Lampião, em 1942.
Em 1914, aos 37 anos, Cosme de Farias iniciou a vida política, exercendo o cargo de deputado estadual por consecutivas legislaturas. Também foi senador da república e vereador de Salvador. Mas mesmo exercendo tantos cargos públicos, morreu em extrema pobreza, em uma casa de taipa, na rua Heitor Dias.
Cosme de Farias é ainda conhecido como pai dos pobres. Em 1915, fundou a "Liga Baiana contra o Analfabetismo", instituição que funcionou até a década de 1970, publicando cartilhas e mantendo escolas para a população mais pobre da capital e de algumas outras cidades baianas. O major também distribuía em épocas festivas cartilhas do "A,B,C" e lápis aos jovens moradores do bairro que hoje leva seu nome, na macro região de Brotas.
O major foi também tema de várias homenagens. Jorge Amado, no romance Tenda dos Milagres, inspirou-se em Cosme de Farias para compor o personagem Damião de Souza. Além do bairro que leva seu nome, temos o plenário da Câmara Municipal de Salvador, e o nosso Prêmio Cosme de Farias uma grande e honesta homenagem do Programa TOPA ao grande mestre.

Texto montado apartir de pesquisa na rede Mundial de Computadores.
Rosângela Cerqueira



Nenhum comentário: