segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Governo promove IV Encontro Estadual Escuta Aberta do Topa


Cerca de 400 representantes de movimentos sociais e sindical de todo o Estado participaram, nesta terça-feira (13/11), do IV Encontro Estadual Escuta Aberta do Todos pela Alfabetização – Topa, realizado em Salvador. Na abertura do evento, o secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, ressaltou a prioridade do programa que, a cada dia, ganha mais parceiros: “O Topa deixou de ser um programa do governo e passou a ser de toda a sociedade, se mantendo no seu propósito de inclusão daqueles que não tiveram a oportunidade de se alfabetizarem na idade certa”.

Maior programa de alfabetização de jovens, adultos e idosos do País, considerado referência, o Topa alfabetizou mais de um milhão de pessoas em 322 municípios baianos desde 2007 – quando foi iniciado –, dentro da estratégia do Governo do Estado de garantir aos cidadãos o direito de aprender. “O Topa faz um trabalho de inclusão social com um destino certo: pessoas que tiveram seus direitos negados pelas elites e, hoje, veem melhorias em suas vidas. Nosso papel é estimular esses cidadãos a irem para a sala de aula, mostrando-lhes o quanto é importante eles exercerem sua cidadania plena”, afirmou o secretário Osvaldo Barreto.

Durante todo o dia, os participantes discutiram a estrutura e funcionamento do Topa, avaliando as ações da quinta etapa do programa. Eles receberam, também, orientações para a adesão da sexta etapa. “Essa Escuta Aberta, a quarta que estamos realizando desde que o programa foi implantado pelo Governo do Estado, é um momento muito importante de dialogar e construir as ações do programa com os nossos parceiros dos movimentos sociais e sindical”, afirmou Eleni Alves, coordenadora do Topa.

Movimento Social – O representante dos Movimentos Sociais, Jadel Galvão, referiu-se ao Topa como um programa de “muita validade” porque cumpre a função de resgatar o cidadão na sociedade. “O Topa nos dá uma razão para acreditar em novos horizontes para as nossas vidas. Como representante de entidade social, meu maior interesse é que as pessoas tenham direitos e oportunidades iguais”.

O presidente da Associação dos Pescadores e Marisqueiros de Nazaré das Farinhas, Pedro Pereira da Silva, comemora com entusiasmo a existência do Topa. “É espetacular, veio trazer luz para os cegos”, disse, se referindo aos que passaram a ler e a escrever, na idade adulta, graças ao programa. Aurelino Nogueira de Carvalho, do Centro Social de Guanambi, também se referiu ao Topa como um benefício importante para a população local. “Tem sido um programa relevante, que tem atingido suas metas”, disse.




Nenhum comentário: