segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Governo promove IV Encontro Estadual Escuta Aberta do Topa


Cerca de 400 representantes de movimentos sociais e sindical de todo o Estado participaram, nesta terça-feira (13/11), do IV Encontro Estadual Escuta Aberta do Todos pela Alfabetização – Topa, realizado em Salvador. Na abertura do evento, o secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, ressaltou a prioridade do programa que, a cada dia, ganha mais parceiros: “O Topa deixou de ser um programa do governo e passou a ser de toda a sociedade, se mantendo no seu propósito de inclusão daqueles que não tiveram a oportunidade de se alfabetizarem na idade certa”.

Maior programa de alfabetização de jovens, adultos e idosos do País, considerado referência, o Topa alfabetizou mais de um milhão de pessoas em 322 municípios baianos desde 2007 – quando foi iniciado –, dentro da estratégia do Governo do Estado de garantir aos cidadãos o direito de aprender. “O Topa faz um trabalho de inclusão social com um destino certo: pessoas que tiveram seus direitos negados pelas elites e, hoje, veem melhorias em suas vidas. Nosso papel é estimular esses cidadãos a irem para a sala de aula, mostrando-lhes o quanto é importante eles exercerem sua cidadania plena”, afirmou o secretário Osvaldo Barreto.

Durante todo o dia, os participantes discutiram a estrutura e funcionamento do Topa, avaliando as ações da quinta etapa do programa. Eles receberam, também, orientações para a adesão da sexta etapa. “Essa Escuta Aberta, a quarta que estamos realizando desde que o programa foi implantado pelo Governo do Estado, é um momento muito importante de dialogar e construir as ações do programa com os nossos parceiros dos movimentos sociais e sindical”, afirmou Eleni Alves, coordenadora do Topa.

Movimento Social – O representante dos Movimentos Sociais, Jadel Galvão, referiu-se ao Topa como um programa de “muita validade” porque cumpre a função de resgatar o cidadão na sociedade. “O Topa nos dá uma razão para acreditar em novos horizontes para as nossas vidas. Como representante de entidade social, meu maior interesse é que as pessoas tenham direitos e oportunidades iguais”.

O presidente da Associação dos Pescadores e Marisqueiros de Nazaré das Farinhas, Pedro Pereira da Silva, comemora com entusiasmo a existência do Topa. “É espetacular, veio trazer luz para os cegos”, disse, se referindo aos que passaram a ler e a escrever, na idade adulta, graças ao programa. Aurelino Nogueira de Carvalho, do Centro Social de Guanambi, também se referiu ao Topa como um benefício importante para a população local. “Tem sido um programa relevante, que tem atingido suas metas”, disse.




quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Faculdade Maria Milza, realizou nos dias 05 e 06 de Novembro de 2012, na Cidade de Cruz das Almas, formação para coordenadores de turma do Programa Topa 5° etapa. A formação aconteceu no Colégio Acadêmico com a presença de Coordenadores de vários municípios Baiano, como: Mata de São João, Itanagra, São Sebastião, Santo Amaro, Salinas, Cruz das Almas, Muniz Ferreira, Varzedo, Castro Alves, Nova Itarana, Nazaré, Bom Jesus, Amargosa, Elésio Medrado, dentre outros. Participou dessa formação Coordenadores parceiros de Entidades e Prefeituras, supervissores e ainda com a presença de Elisane FAMAM/TOPA, na administração e organizção de toda a formação. A metodologia adotada pela Formadora Jucinalva Bastos de A. Costa; Coordenadora do Topa, Licenciada em Biologia, Mestra, e gestora do grupo FAMAM, foi motivadora, dinâmica, produtiva. Foram trabalhados temas sobre o papel do coordenador do TOPA, monitoramento das turmas, Planejamento, Visita técnica, produções com dinâmica de grupo, leitura participativa, argumentação dos grupos sobre pontos positivos e negativos do programa, além de envolver todos os participantes de forma ativa em todo o processo formador, com um conteúdo muito significativo e metodologia clara além de muita objetividade. A formação contribuiu muito para evolução pedagógica do programa, ampliando a visão de mundo também já existente no Coordenador sobre alfabetização para cidadania.  





















 
Fonte: http://educarparacidadania-topa2012.blogspot.com.br/

terça-feira, 6 de novembro de 2012

IV Encontro Estadual Escuta Aberta do Topa

 
 
Avaliar coletivamente as ações da quinta etapa do Todos pela Alfabetização (Topa) e socializar e organizar a estruturação da sexta etapa do programa da Secretaria da Educação do Estado da Bahia são os principais objetivos do IV Encontro Estadual Escuta Aberta do Topa

O evento, que será realizado no dia 13 de novembro, das 9h às 17h30, no Hotel Vilamar, em Salvador, irá reunir representantes dos movimentos sociais e sindical.


“Consideramos o Escuta Aberta um dos principais momentos de integração, mobilização e fortalecimento das ações do Todos pela Alfabetização”, afirma Elenir Alves, coordenadora geral do Topa.
Para a coordenadora de Monitoramento do Topa, Rosângela Cerqueira, cada um dos parceiros é a base de sustentação para que o programa possa avançar na qualidade pedagógica e efetividade social, visando à consolidação de políticas públicas de alfabetização de jovens, adultos e idosos, em todo o Estado. “É o momento do diálogo, da troca de saberes, da escuta sensível, de ouvir as propostas dos parceiros para melhorar a execução da próxima etapa do programa”, considera.

Já está confirmada a presença de 400 representantes dos movimentos sociais e sindical. Durante a manhã, os participantes irão discutir a estrutura e funcionamento do Topa, bem como avaliar as ações da quinta etapa do programa. Na programação do turno vespertino, estão previstas as orientações sobre a adesão para a sexta etapa – que tem início ainda este mês -, além de propostas e encaminhamentos.
 
Topa – Maior programa de alfabetização em andamento do país, considerado referência, o Topa alfabetizou mais de um milhão de pessoas em 322 municípios baianos desde 2007, quando foi iniciado. Trata-se de uma estratégia do Governo do Estado para garantir aos cidadãos o direito de aprender. As aulas da sexta etapa estão previstas para ser iniciadas em abril de 2013.

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Durante ontem e hoje, a Universidade, em parceria com o Programa Todos pela Alfabetização (Topa), realiza formação para seus 150 coordenadores e alfabetizadores. A atividade acontece no campus Anísio Teixeira da Universidade Federal da Bahia, em Vitória da Conquista.

A Uesb atua como parceira da Secretaria de Educação do Estado da Bahia no Topa desde 2008. O Programa atende jovens e adultos com o objetivo de promover e assegurar educação de qualidade.


Assessoria de Comunicação 

Fonte: http://www.uesb.br/ascom/ver_noticia_.asp?id=8923