quarta-feira, 30 de maio de 2012

TOPA ENTREGA ÓCULOS AOS ALUNOS CADASTRADOS NO PROGRAMA

Na manhã desta segunda-feira (28), no auditório da DIREC 15, a Supervisora do TOPA, Sra. Graciele Gomes, juntamente com os representantes das entidades, FUNDESF, Instituto Assistencial de Juazeiro, Projeto Sopão e Associação de Agricultores de Santa Inês, fizeram a entrega dos óculos aos alunos cadastrados na 4ª etapa do Programa TOPA (TODOS PELA ALFABETIZAÇÃO).
A conquista é fruto de uma parceria do Programa TOPA com o Projeto Olhar Brasil do Ministério da Saúde, beneficiando dezenas de estudantes que enfrentavam dificuldades na sala de aula devido a problemas de visão.
“O Programa TOPA, além do objetivo de alfabetizar e resgatar a autoestima de pessoas jovens e adultas oportunizou aos alfabetizandos melhores condições de aprendizado”, destaca Solange Santana, Coordenadora Pedagógica – FUNDESF.

Fonte:  http://geraldojose.com.br/index.php?sessao=noticia&cod_noticia=26964/

terça-feira, 29 de maio de 2012

Saúde em Movimento realiza cirurgias de catarata na Chapada Diamantina

A população de 14 municípios da região da Chapada Diamantina tem a oportunidade, até esta quarta-feira (30), de fazer cirurgia gratuita de catarata, por meio do programa Saúde em Movimento, em execução no município de Andaraí. Do dia 22 deste mês até esta segunda-feira (28), dia em que o secretário da Saúde, Jorge Solla, assistiu a uma das cirurgias, 2,9 mil pessoas foram examinadas e 1.100 operadas, que voltaram a enxergar normalmente.
Os procedimentos são realizados no Hospital Municipal de Andaraí, que foi completamente reformado a partir de um convênio com o Governo do Estado. A equipe do programa está preparada para realizar sete mil consultas na cidade, sendo 1.500 para alunos do Programa Todos pela Alfabetização (Topa) e 5.500 para usuários Sistema Único de Saúde (SUS) acima de 60 anos. A expectativa é que o número de cirurgias de catarata alcance 1.500 pessoas.

O agricultor Vivaldo Alves dos Santos, 67 anos, morador da localidade de Mucambo, muncípio de Andaraí, disse que “o mundo clareou” depois da cirurgia, realizada na última sexta-feira (25). “Eu tinha muita dor de cabeça porque forçava a vista para trabalhar”. Vivaldo conta que se não fosse o programa, não teria a oportunidade de cuidar dos olhos. “Não tenho dinheiro para isso. Eu agradeço muito a toda a equipe que me atendeu”.

Aos 77 anos, Belailza Passos não trabalha mais na lavoura porque se aposentou como trabalhadora rural. Voltar a enxergar bem, após a cirurgia, foi importante para cuidar da casa. “Gosto de deixar tudo bonito e limpo para receber visita. Agora está mais fácil”.

Topa
De acordo com a secretária de Saúde de Ibicoara, Sueli Santana, somente do município, foram selecionadas 100 pessoas para fazer o tratamento, levadas em um ônibus até Andaraí. “Por meio do Topa nós fizemos a seleção. Da outra vez que participamos, muita gente fez a cirurgia também”. Segundo ela, o tratamento tem reflexo no aprendizado. “Muita gente desiste da alfabetização se não estiver enxergando. Esta parceria entre saúde e educação é muito importante”.

Programa já realizou 300 mil consultas
Após assistir à cirurgia, Solla disse que a avaliação do programa é positiva. “O Saúde em Movimento já atendeu, de 2009 até agora, cerca de 300 mil baianos e realizou aproximadamente 70 mil cirurgias de catarata. É um sucesso em todas as etapas que estão sendo realizadas”. As próximas cidades a receber o programa são Cordeiros, no sudoeste baiano, Valença, no sul, e Santana, no oeste.
São quatro equipes executando o programa em diferentes regiões do estado, contando com ônibus, vans e toda a estrutura para montagem dos consultórios itinerantes, equipados com os aparelhos necessários aos exames e cirurgias. Cada uma das ações do programa envolve cerca de 150 pessoas, entre servidores do Estado e equipe de apoio das prefeituras, agentes comunitários e outros colaboradores.

Fonte:http://www.bahiaemfoco.com/saude/saude-em-movimento-realiza-cirurgias-de-catarata-na-chapada-diamantina-221.html

quinta-feira, 17 de maio de 2012


Mais 904 baianos voltaram a enxergar depois de passarem por cirurgia de catarata feitas durante a etapa do Saúde em Movimento que esta sendo realizada na cidade de Ourolândia. No município, a estratégia teve inicio no dia 9 de maio e até o seu final, no dia 17 de maio, a previsão é que o número de cirurgias chegue a 1.500. Até esta terça-feira (15), além das operações, 3673 consultas foram realizadas. A etapa está sendo acompanhada nesta terça-feira (15) pelo Secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla, acompanhado pelo promotor do Ministério Público, Rogério Queiroz, pela prefeita Yhonara Rocha Freire e pela Deputada Estadual Maria Del Carmem.

Até o final da etapa, a expectativa é que sejam realizadas 7.000 consultas. Os atendimentos estão sendo realizados na Unidade Mista de Ourolândia e conta com uma equipe composta por médicos, técnicos e assistentes. O Saúde em Movimento tem como público-alvo pessoas com idade superior a 60 anos, que possuam ou não alguma doença ocular, e alunos do Programa TOPA (Todos pela Alfabetização). Os pacientes passam por consulta ambulatorial e exames e, se for diagnosticada a catarata, são submetidos à cirurgia.

Ainda na região, Jorge Solla visitou o município de Morro do Chapéu, onde foi até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) e ao Hospital Maternidade São Francisco de Assis. O secretário foi acompanhado pelo prefeito da cidade, Cleová Barreto.

Ascom Sesab
Saúde em Movimento / visita Ourolândia
Fonte: http://www.saude.ba.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=3943&catid=1&Itemid=14

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Sete mil consultas oftalmológicas são oferecidas aos moradores de Ubaitaba

Sete mil consultas oftalmológicas, 1,5 mil cirurgias de catarata gratuitas até a próxima quinta-feira (10). Essa é a previsão de atendimento da 26ª etapa do programa Saúde em Movimento para o município de Ubaitaba e região, no sul do estado, no Hospital São Vicente de Paula. A ação, iniciada no dia 2 deste mês, foi acompanhada nesta terça (8) pelo governador Jaques Wagner e o secretário da Saúde, Jorge Solla.

As próximas etapas do programa serão em Ourolândia, na região de Jacobina, a partir desta quarta-feira (9), e Castro Alves, na região de Santo Antônio de Jesus, iniciando no dia 16. Os números de Ubaitaba vão se somar às mais de 65 mil cirurgias e 280 mil consultas realizadas desde o início do programa, em 2009.

Alegria e espanto

Na sala do pós-operatório do Hospital São Vivente de Paula, o clima é de alegria e, às vezes, até espanto. Depois de passar um bom tempo sem enxergar direito, os pacientes chegam olhando para os lados, observando cada cor e cada detalhe. Foi assim com seu Manoel Calixto, vaqueiro da cidade de Itajuípe. “Eu tô espantado, mas é com a boniteza das coisas, que eu não via mais e agora voltei a ver”, disse, sorrindo.

O motorista Arnaldo Nascimento estava espalhando alegria ao constatar que, após a operação, poderá voltar a trabalhar. “Eu vendi meu carro e estava parado por causa dessa doença, que roubou minha visão. Agora, sinto que vou poder voltar a dirigir. Isso é maravilhoso”.

Depois da cirurgia os pacientes voltam para a consulta de revisão. Cada um recebe um kit, com colírio antiinflamatório, óculos escuros e orientações para o período de recuperação. Cada procedimento cirúrgico, que na rede privada custa, em média, R$ 4 mil, dura mais ou menos cinco minutos.


Tecnologia

Aproximadamente 100 profissionais, entre médicos, enfermeiros e pessoal de apoio trabalham nessa etapa, realizando a pré-avaliação dos pacientes num exame digitalizado, seguido de consulta. Se for diagnosticada a catarata é marcada a cirurgia, geralmente para o dia seguinte. “O nosso objetivo é oferecer à população de baixa renda atendimento moderno, com toda a tecnologia disponível, de forma rápida e segura, devolvendo, assim, a visão que, muitas vezes, havia sido perdida há anos”, explicou a coordenadora da etapa, Elanyr Mattos.

De acordo com o Jaques Wagner, o Saúde em Movimento foi criado depois de o governo constatar que alunos do Programa Todos Pela Alfabetização (Topa), estavam com dificuldade de acompanhar as aulas devido a problemas com a visão. “Nós decidimos, então, criar um programa que promovesse o atendimento e fizesse as cirurgias de catarata para essas pessoas, garantindo o direito de aprender”.


Mutirão

O progama funciona como um mutirão – as prefeituras oferecem o local e o Estado, o suporte clínico e as cirurgias. Por meio de licitação, uma empresa foi contratada e fornece todo o material e equipamentos médicos, que são transportados e montados em cada cidade onde o atendimento é realizado.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

1º Planejamento Pedagógico do Programa TOPA em Barra do Choça







Aconteceu no dia 20 de abril, na Escola José Amorim, no distrito de Barra Nova, o primeiro Planejamento Pedagógico da quinta etapa do Programa Todos Pela Alfabetização – TOPA. O encontro com a participação de alfabetizadores, coordenadores, gestor local e convidados. O planejamento tem sido o ponto chave para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem nas turmas de alfabetização do programa.
Planejar não significa apenas buscar o registro dos detalhes para evitar esquecimentos. É bem mais do que isso. Planejar é ordenar as ações. É estabelecer o passo-a-passo de maneira a se ter uma sequência lógica na realização de qualquer trabalho. Apesar de, até aqui, termos apenas arranhado o conceito pleno de Planejamento, já se pode perceber a inexorável necessidade de fazê-lo por escrito e o mais completo possível.
Acompanhem na galeria de fotos alguns momentos do Planejamento do Programa TOPA – Todos Pela Alfabetização em Barra Nova.


terça-feira, 1 de maio de 2012

Moradores de Tucano são beneficiados pelo Saúde em Movimento

Por: TucanoBR
Mais 342 baianos voltaram a enxergar. Esse é o número de cirurgias de catarata já realizadas, até esta quinta-feira (26), na etapa da Estratégia Saúde em Movimento que esta sendo realizada no município de Tucano. Outras 968 cirurgias já estão agendadas para serem realizadas durante a etapa, que prossegue até o dia 30 de abril. Além das cirurgias, já foram realizadas 3.250 consultas. A previsão é que em Tucano sejam realizadas 7 mil consultas e 1500 cirurgias.

Para acompanhas a atividade, o secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla, juntamente com o superintendente de Gestão dos Sistemas e Regulação da Atenção à Saúde, Andrés Alonso, visitará, a partir das 10h, os locais de atendimento na cidade, o ambulatório do Centro de Saúde Osvaldo Assunção e o Hospital Municipal Mariana Penedo.

Com uma equipe composta por médicos, técnicos e assistentes, o Saúde em Movimento já realizou, desde o seu início em 2009, cerca de 65 mil cirurgias de catarata. O público-alvo para os atendimentos são pessoas com idade superior a 60 anos, que possuam ou não alguma doença ocular, e alunos do Programa TOPA (Todos pela Alfabetização). Os pacientes passam por consulta ambulatorial e exames e, se for diagnosticada a catarata, são submetidos à cirurgia.

O Saúde em Movimento tem como objetivo levar ações de saúde às diversas regiões do interior do Estado, necessitadas desse tipo de atendimento. A ação tem como diferencial o deslocamento de equipamentos e profissionais para atender nas diversas regiões do estado onde existem vazios assistenciais ou onde a oferta do serviço é menor que a demanda.


Fonte: http://www.tucanobr.com/publicacao.asp?arquivo=1&id=578&tucano=Moradores-de-Tucano-sao-beneficiados-pelo-Saude-em-Movimento