sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Prefeitura de Prado entrega óculos de grau aos alunos do TOPA

O ex-trabalhador rural, hoje aposentado, Benedito Santos Costa, mais conhecido como ‘Tarico’, 66 anos; a pradense Marinalva Chaves dos Santos, 44 anos; e mais 50 pessoas, em sua maioria senhores e senhoras com mais de 40 anos, estiveram na quadra coberta do Colégio Municipal Anísio Teixeira, em Prado, na noite desta terça-feira, 7 de fevereiro, para receber os óculos do Programa Saúde em Movimento, desenvolvido pelo Estado em parceria com o município.

Seu ‘Tarico’, morador do Bairro São Braz, tinha dificuldade no aprendizado por conta da limitação na visão, ele tem miopia e agora com os óculos vai poder enxergar melhor e por conseqüência, terá facilidade no aprendizado. Já dona Marinalva, moradora da Avenida Itamaraju, em Prado, teve um Acidente Vascular Cerebral (AVC), popularmente conhecido como ‘derrame’, esse problema acabou afetando sua visão, por isso ela tem dificuldade em enxergar de perto. Depois do exame em Teixeira de Freitas dona Marinalva ainda pôde escolher a armação que combinava melhor com o formato do seu rosto.

Ao todo, foram beneficiados 142 alunos, 47 destes receberam óculos, outros passaram por cirurgia de catarata e houve ainda os encaminhados para tratamento do glaucoma. Os velinhos tiveram acesso ao tratamento por intermédio do TOPA, Todos Pela Alfabetização, outro programa do Estado tocado em parceria com o município.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Bruna Giorno, em 2011 o município de Prado formou mais de 600 alunos no TOPA e todos eles passaram por uma avaliação oftalmológica (exame de vista) em Teixeira de Freitas, a partir daí, os médicos oftalmologistas fizeram uma triagem e procederam com o encaminhamento.

A secretária e o prefeito, João Alberto Viana Amaral (PC do B), fizeram a entrega dos óculos a cada um dos beneficiados e, se para nós da imprensa já foi gratificante poder presenciar a felicidade dos idosos quando colocavam os óculos e percebiam que estavam enxergando melhor, imagine para o gestor, Jonga estava orgulhoso pela concretização do programa, que só foi possível, graças ao apoio da Prefeitura. Prado foi a única cidade da região a receber os óculos.

Jonga disse aos presentes que uma das características de sua gestão é a preocupação com o bem estar dos cidadãos pradenses, sobretudo os mais carentes, por isso tem se empenhado para que todos os programas sociais estejam em pleno funcionamento.

Com base nisso, ele informou que a Prefeitura Municipal de Prado estará implementando nos próximos meses, o programa de saúde na educação com investimentos no tratamento dos problemas bucais e de visão dos estudantes da rede municipal de ensino.

“Não tenho medido esforços para atuar nessa área, porque vocês muito fizeram pelo nosso município, nós vamos também chegar nesse tempo e gostaríamos de ser lembrados, mas lembrados dessa forma, com humildade, simplicidade e como gestor que fez valer o direito de vocês”, ressalta.

Além disso, a Prefeitura estará implantando nos próximos dias, no Bairro São Sebastião, o Laboratório de Prótese que atenderá mais cidadãos do município.

Participaram do evento os secretários Bruna Giorno (Educação), Maria de Lourdes Santos, a ‘Lurdinha’ (Administração), Eron Amaral (Saúde) e Patrícia Carvalho (Meio Ambiente).

Alguns alunos do interior não puderam compareceram, mas, segundo a secretária Giorno, eles receberão seus óculos em casa. A próxima etapa do TOPA, executada neste ano de 2012, vai priorizar as mulheres, com exames do tipo mamografia e preventivo, entre outros.

FONTE: Por Nilson Chaves http://www.cocobongo.com.br/news/index.php?id=6607&sess=18

Nenhum comentário: