sábado, 25 de fevereiro de 2012

Reunião definiu últimas estratégias para implantação do TOPA no município de Barra do Rocha

Coordenadores Elenilton Mendes e Fabio Santos


Na tarde da última quarta-feira (15/02), no Auditório do Sindicato dos Produtores Rurais, a coordenação do TOPA “Todos pela Alfabetização” na pessoa de Elenilton Mendes, popularmente conhecido como professor Nino, e de Fabio dos Santos, reuniu-se com os alfabetizadores interessados em participar da etapa 2012 do Projeto de Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Barra do Rocha.

Coordenadores e educadores
durante reunião
Segundo informações dos coordenadores, o Governo do Estado estará disponibilizando nos próximos dias todo material a ser utilizado para o serviço educacional, sendo que a capacitação dos mais de 20 (vinte) educadores deverá acontecer no mês de março em local ainda a ser definido. Vale lembrar que este número é definido pela própria equipe do TOPA, onde cada alfabetizador receberá uma bolsa de R$ 250,00 (duzentos reais) mensal; e cerca de 300 (trezentos) alfabetizandos da zona urbana e rural, serão beneficiados com essa iniciativa.

O coordenador Elenilton Oliveira falou sobre as dificuldades do projeto e sobre o verdadeiro papel deste projeto: “Sabemos que grandes são as dificuldades enfrentadas para o bom andamento das turmas do TOPA, mas temos que por em mente o objetivo principal que é sermos multiplicadores de conhecimento em prol da alfabetização de muitos baianos, disse ele.

Devido ao período político que se aproxima, o coordenador solicitou que os participantes evitassem fazer política dentro do TOPA: “Por termos que trabalhar em breve, atrelado a época de campanha eleitoral, esperamos que não seja feita política dentro da sala de aula, seremos profissionais e esperamos que façam sim, nossa parte como educadores neste processo educacional”, desabafou o professor Nino ao Portal BR News.

Muito em breve estaremos divulgando os nomes dos alfabetizadores, com suas respectivas turmas e locais a serem utilizados.

fonte: http://orgulhobarrochense.blogspot.com/2012/02/reuniao-definiu-ultimas-estrategias.html

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Topa inscreve até dia 20 de março

A Secretaria da Educação do Estado começou a matrícula para a quinta etapa do Todos pela Alfabetização (Topa). Os interessados em aprender a ler e a escrever devem procurar a secretaria de Educação do município.

Também pode se inscrever na Diretoria Regional de Educação (Direc) até 20 de março. O início das aulas está previsto para abril. Para a matrícula, a pessoa deve levar identidade ou certidão de nascimento.

Nesta etapa o Topa estará presente em 366 municípios, por meio da parceria da Secretaria com 246 prefeituras e 575 entidades dos movimentos social e sindical. A meta, agora, é matricular mais 300 mil pessoas.

Implantado em 2007 pelo Governo do Estado, o Topa já alfabetizou 913 mil baianos até 2011. O programa trabalha com a alfabetização sob a perspectiva de que esta é um direito do cidadão e que não prescreve com a idade.

fonte: http://www2.uol.com.br/aregiao/2012/02/entry_6270.html

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Equipe de limpeza de Uruçuca recebe palestra sobre o TOPA

Hoje foi um dia diferente para equipe de limpeza da Prefeitura de Uruçuca. As garis e agentes de limpeza receberam um belíssimo café da manhã recheado de carinho e com a presença do prefeito Moacyr Leite Junior. O objetivo foi valorizar o ofício e conscientizar da importância da educação por meio do TOPA – Todos pela Alfabetização.



Para a secretária de Educação, Célia Farias, esse encontro surge como catalisador de oportunidades e, sobretudo o respeito que a gestão oferece a seu povo. De acordo com a secretária de Assistência Social, Alice Sena Gomes o acesso a educação é um direito de todos. “Exercer a cidadania com dignidade vem de fato por meio da educação”, disse. O prefeito na oportunidade ressaltou que Uruçuca é considerada a cidade mais limpa da região. “Esse mérito pertence a vocês”, elogiou.
Segundo Leite, a mensagem é que a equipe presente além de ser referência em limpeza pública seja destaque em acesso à informação e continue a estudar. “Nosso desejo é vê todos em sala de aula e o TOPA vem como esse caminho a seguir”, categorizou. A palestra foi proferida pela professora Virgínia Freitas do IBEC que evidenciou as conquistas através dos estudos. Logo após foi servido um café da manhã regado a abraços, muito entusiasmo e planos. “Vou voltar a estudar”, disse a gari que não quis se identificar.

Fonte: http://www.osollo.com.br/online/index.php/educacao/7044-equipe-de-limpeza-de-urucuca-recebe-palestra-sobre-o-topa

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Quijingue traça metas para o exercício de 2012

No último final de semana, dias 10 e 11.02, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Quijingue (STR), esteve reunido para o Planejamento do exercício de 2012. A reunião tem por objetivo a definição de metas para o ano de 2012, visando o aprimoramento dos trabalhos na prestação dos serviços aos associados e a comunidade Quijinguense.

Além dos Diretores, funcionários e associados, estiveram presentes na reunião, representantes de Ongs e Associações, como: FATRES, MOC, Humana, Coletivo de Jovens de Quijingue, ASCOOB/Associação, Associação de Lagoa do Junco e Coordenação do Topa (todos pela Alfabetização).

Foram realizados oficinas com o palestrante da FATRES (Fundação de Apoio aos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares da Região do Sisal e semi-árido da Bahia), com a abordagem dos seguintes temas:
  • Relação e atendimento (uma abordagem sobre a importância do bom atendimento às pessoas);
  • Aplicação do FOFA (Fortaleza, Oportunidade, Fraquezas, Ameaças) Técnicas de sistematização e avaliação para obter melhores resultados nos trabalhos;
  • A importância do Trabalho em grupo (Que deu oportunidade para os diretores e funcionários explanarem suas idéias, bem como aplicá-las no planejamento para 2012).
Edilson N. Pereira
Na ocasião, o secretário de finanças da instituição, Edilson Nascimento Pereira, falou com a nossa equipe sobre a reunião de planejamento: “Esta reunião, que a gestão do presidente José Carlos vem realizando todos os anos, é a base para os trabalhos que iremos desenvolver ao longo do ano. O principal objetivo é melhorar cada vez mais o atendimento e os serviços prestados aos nossos associados e à nossa comunidade como um todo”.

O STR de Quijingue é uma das mais importantes instituições do município, tanto em volume de recursos que gerencia, quanto em benefícios para a comunidade. Não à toa que, depois das eleições para a prefeitura e para a câmara de vereadores da cidade, a presidência do STR é um dos cargos mais disputados.

Fonte: http://quijinguecom.blogspot.com/2012/02/sindicato-dos-trabalhadores-rurais-de.html

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Prefeitura de Prado entrega óculos de grau aos alunos do TOPA

O ex-trabalhador rural, hoje aposentado, Benedito Santos Costa, mais conhecido como ‘Tarico’, 66 anos; a pradense Marinalva Chaves dos Santos, 44 anos; e mais 50 pessoas, em sua maioria senhores e senhoras com mais de 40 anos, estiveram na quadra coberta do Colégio Municipal Anísio Teixeira, em Prado, na noite desta terça-feira, 7 de fevereiro, para receber os óculos do Programa Saúde em Movimento, desenvolvido pelo Estado em parceria com o município.

Seu ‘Tarico’, morador do Bairro São Braz, tinha dificuldade no aprendizado por conta da limitação na visão, ele tem miopia e agora com os óculos vai poder enxergar melhor e por conseqüência, terá facilidade no aprendizado. Já dona Marinalva, moradora da Avenida Itamaraju, em Prado, teve um Acidente Vascular Cerebral (AVC), popularmente conhecido como ‘derrame’, esse problema acabou afetando sua visão, por isso ela tem dificuldade em enxergar de perto. Depois do exame em Teixeira de Freitas dona Marinalva ainda pôde escolher a armação que combinava melhor com o formato do seu rosto.

Ao todo, foram beneficiados 142 alunos, 47 destes receberam óculos, outros passaram por cirurgia de catarata e houve ainda os encaminhados para tratamento do glaucoma. Os velinhos tiveram acesso ao tratamento por intermédio do TOPA, Todos Pela Alfabetização, outro programa do Estado tocado em parceria com o município.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Bruna Giorno, em 2011 o município de Prado formou mais de 600 alunos no TOPA e todos eles passaram por uma avaliação oftalmológica (exame de vista) em Teixeira de Freitas, a partir daí, os médicos oftalmologistas fizeram uma triagem e procederam com o encaminhamento.

A secretária e o prefeito, João Alberto Viana Amaral (PC do B), fizeram a entrega dos óculos a cada um dos beneficiados e, se para nós da imprensa já foi gratificante poder presenciar a felicidade dos idosos quando colocavam os óculos e percebiam que estavam enxergando melhor, imagine para o gestor, Jonga estava orgulhoso pela concretização do programa, que só foi possível, graças ao apoio da Prefeitura. Prado foi a única cidade da região a receber os óculos.

Jonga disse aos presentes que uma das características de sua gestão é a preocupação com o bem estar dos cidadãos pradenses, sobretudo os mais carentes, por isso tem se empenhado para que todos os programas sociais estejam em pleno funcionamento.

Com base nisso, ele informou que a Prefeitura Municipal de Prado estará implementando nos próximos meses, o programa de saúde na educação com investimentos no tratamento dos problemas bucais e de visão dos estudantes da rede municipal de ensino.

“Não tenho medido esforços para atuar nessa área, porque vocês muito fizeram pelo nosso município, nós vamos também chegar nesse tempo e gostaríamos de ser lembrados, mas lembrados dessa forma, com humildade, simplicidade e como gestor que fez valer o direito de vocês”, ressalta.

Além disso, a Prefeitura estará implantando nos próximos dias, no Bairro São Sebastião, o Laboratório de Prótese que atenderá mais cidadãos do município.

Participaram do evento os secretários Bruna Giorno (Educação), Maria de Lourdes Santos, a ‘Lurdinha’ (Administração), Eron Amaral (Saúde) e Patrícia Carvalho (Meio Ambiente).

Alguns alunos do interior não puderam compareceram, mas, segundo a secretária Giorno, eles receberão seus óculos em casa. A próxima etapa do TOPA, executada neste ano de 2012, vai priorizar as mulheres, com exames do tipo mamografia e preventivo, entre outros.

FONTE: Por Nilson Chaves http://www.cocobongo.com.br/news/index.php?id=6607&sess=18

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

População será beneficiada com o ‘Saúde em Movimento’ no novo CRESAM

Programa identificará possíveis problemas oftalmológicos e fará doação de óculos de grau. Profissionais da saúde também serão capacitados com a iniciativa
População será beneficiada com o ‘Saúde em Movimento’ no novo CRESAM
O programa Saúde em Movimento, do governo do estado, será realizado em São Francisco do Conde com características próprias. O programa realizará atendimentos mais integrais, de forma que deverá incluir atendimentos a escolares, cidadãos com mais de 40 anos - grupos com mais chances de desenvolver a *presbiopia, doença conhecida por “vista cansada” - inscritos no TOPA (Todos Pela Alfabetização) e a população acima de 60 anos - idade onde a catarata tem seu início.

A iniciativa que partiu da atual administração vem sendo solicitada ao governo do estado desde o início de 2011, ainda na gestão da ex-secretária da Saúde Marília Fontoura, idéia que também foi abraçada pelo atual secretário da pasta, Mário Nogueira. Para garantir a integralidade da atenção serão desenvolvidos nas unidades do Programa de Saúde da Família (PSF) testes de acuidade visual, que irão identificar aqueles que necessitam passar por consulta oftalmológica complementar e aqueles que precisam receber óculos de grau compatíveis com a necessidade ocular de cada um. A estrutura física para cumprimento das análises e o recurso utilizado para a aquisição das lentes serão de responsabilidade da Prefeitura. Inclusive, uma lei municipal já foi aprovada pela Casa Legislativa com o intuito de garantir o direito à saúde e para que a ação transcorra conforme os princípios do código.

Com o apoio técnico do estado, moradores das localidades de Saubara e Santo Amaro, municípios que estão sob Gestão Estadual dos serviços de saúde de média e alta complexidade, poderão realizar exames para cirurgia de catarata no município. Nesse caso, o acolhimento será feito em São Francisco do Conde com o pagamento realizado pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Estima-se que mais de 5.000 pessoas sejam atendidas durante os sete dias do Saúde em Movimento, programado para acontecer de 07 a 13 de março, quando será inaugurado o prédio onde funcionará o novo Centro de Referência à Saúde da Mulher (CRESAM) de São Francisco.

Para conferir mais eficácia a ação, na sexta-feira, 03 de fevereiro, Agentes Comunitários de Saúde, Enfermeiros dos PSFs e representantes das secretarias envolvidas na ação (SESAU, SEDES e SEDUC) passarão pelo curso de Promoção da Saúde Ocular. O encontro ocorrerá às 08 horas, na Câmara de Vereadores, com o objetivo de orientar os profissionais para o teste de acuidade visual e identificação de possíveis problemas oftalmológicos. A capacitação será realizada por técnicos da Sesab.

Fonte:http://www.saofranciscodoconde.ba.gov.br/conteudo-unico-noticia.aspx?t=NOTICI&p=NOTICIA&r=NOTICIA&nid=1368