segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Idosos recebem diploma de curso de Alfabetização em São Francisco do Conde

A ampliação da oferta de alfabetização no município tem sido fundamental para melhorar os indicadores sociais locais. Exemplo da iniciativa está nas parcerias firmadas entre a Prefeitura e o Governo do Estado, em que programas dedicados à redução dos índices de analfabetismo e da pobreza foram implantados em São Francisco do Conde e já traz resultados positivos para a comunidade.

Às 09 horas desta sexta-feira, dia 16 de dezembro, acontece a solenidade de certificação da 2ª turma de Alfabetização do Centro de Convivência do Idoso. Cerca de 30 pessoas acima dos 60 anos de idade que participaram do TOPA (Todos Pela Alfabetização) receberão seus diplomas no plenário da Câmara Municipal de Vereadores. Enquanto uma parte dos alunos foi aprovada para o 2º ciclo do programa, outra seguirá para a escola de ensino regular com o EJA (Educação de Jovens e Adultos).

“Este será um momento ímpar para os veteranos da sabedoria popular. Adentrar o mundo das letras fará com que eles escrevam uma nova página em suas vidas”, ressalta a secretária de Desenvolvimento Social, Vera Lúcia Santos. Antes da entrega do diploma, o grupo de idosos fará uma apresentação de Samba de Roda do Recôncavo, baseada no recente CD gravado pelos anciãos.

O curso de alfabetização teve duração de 200 dias letivos, conforme cronograma da Secretaria Municipal da Educação (SEDUC), sendo que o material didático foi totalmente gratuito e cedido pelo próprio programa. Já as aulas foram ministradas nas unidades de ensino municipais, das diversas localidades que compõem São Francisco do Conde.

Parceria do bem

O objetivo do TOPA é promover uma educação de qualidade para a população de jovens, adultos e idosos, assegurando seu ingresso e permanência na escola, garantindo-lhes as oportunidades necessárias à apropriação da leitura e da escrita e criando as condições objetivas para a inclusão social, política, econômica e cultural desses sujeitos. E para garantir que os estudantes do TOPA continuem aprendendo, são desenvolvidas ações para sua inserção em turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA). A ação consiste, principalmente, em reduzir os índices de analfabetismo e da pobreza no estado.

Centro de Convivência do Idoso

Atualmente, 320 idosos frequentam o Centro de Convivência do Idoso. Eles participam de atividades de alfabetização, canto, coral e oficinas de artesanato. O Centro também oferece assistência social, atendimentos médico, odontológico e geriátrico aos frequentadores do espaço.

Fonte: http://www.saofranciscodoconde.ba.gov.br/conteudo-unico-noticia.aspx?t=NOTICI&p=NOTICIA&r=NOTICIA&nid=1258

Nenhum comentário: