quinta-feira, 14 de abril de 2011

TOPA: região DIREC 4 tem 4.967 matriculados na 4ª etapa do programa

O TOPA (Todos pela Alfabetização), programa educacional que visa alfabetizar jovens acima de 15 anos, adultos e idosos, já iniciou as atividades da sua 4ª etapa. O programa, caracterizado como uma versão baiana do Brasil Alfabetizado, já alfabetizou 751 mil alunos no estado. Nesta etapa do programa, a região DIREC 4 teve 4.967 matriculados distribuídos entre as cidades de Aratuípe, Castro Alves, Jaguaripe, Muniz Ferreira, Nazaré, Salinas das Margaridas, Santo Antonio de Jesus e Varzedo. Em Santo Antonio de Jesus, município-sede da DIREC 4, 1369 pessoas se matricularam no programa. O TOPA se diferencia do Brasil Alfabetizado, pois além do letramento, oferece também exames oftalmológicos e óculos àqueles que apresentarem deficiências visuais. O TOPA preza pela continuidade da educação, por isso os alfabetizandos recebem livros além do material didático. Segundo o diretor da DIREC 4, Clóvis Esequiel, o objetivo é criar nos alunos um estímulo para entrar no EJA - Educação de Jovens e Adultos.




De acordo com Camila Pimentel, técnica da DIREC 4, a maioria dos matriculados são idosos que querem aprender a ler e escrever, principalmente assinar o próprio nome. Para essas pessoas, o programa pode oferecer um novo sentido de vida. Dona Maria Margarida, 56 anos, afirma que tudo está bem melhor agora que sabe ler. “Quando a gente sabe alguma coisa é muito bom. A gente aprende a ler e se sente mais importante, mas eu gosto mesmo é de fazer conta”, confirma a estudante. Para facilitar o aprendizado, a professora Maria do Carmo utiliza as experiências de vida dos próprios alunos. “Eles contam suas histórias e vou dando minha aula baseada nelas”, afirma a professora. Os livros didáticos também são elementos que podem auxiliar o aprendizado dos estudantes. Sábado, 09, a equipe da DIREC 4 realizou um mutirão de entrega de livros nas escolas e casas onde funcionam as aulas do TOPA nas zonas urbana e rural de Santo Antonio de Jesus. Este ano, as aulas do TOPA tiveram início no dia 28 de fevereiro em algumas cidades circunscritas na região da DIREC 4 e devem terminar no final do mês de outubro.

O TOPA estabelece parcerias com os municípios e com entidades interessadas em participar do programa como igrejas, associações e sindicatos. “Dessa forma, o programa vai muito mais perto das pessoas”, afirma Clóvis Esequiel. Instituições de ensino superior também se tornaram parceiras do TOPA. Em quatro de abril, o Secretário Estadual de Educação, Osvaldo Barreto, assinou contrato com quatro instituições estaduais – UNEB, UESB, UEFS e UESC – e outras duas faculdades baianas. O objetivo é que as universidades parceiras contribuam com a formação dos alfabetizadores.

Fonte:
http://www.infosaj.com.br/ver/noticia/topa_regiao_direc_4_tem_4967_matriculados_na_4_etapa_do_programa.html

Nenhum comentário: