sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Educação de Euclides da Cunha é destaque no Estado

A educação em Euclides da Cunha vive uma nova realidade, nos quatro cantos do município é possível encontrar jovens, adultos e idosos que deixaram a escuridão e o silêncio do analfabetismo no passado e integraram uma das 166 turmas do Programa Todos Pela Alfabetização (TOPA), desenvolvido pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Euclides da Cunha.

“Quero dizer que possivelmente não tenhamos, em lugar nenhum do Brasil, um programa de sucesso como este aqui da Bahia. Parabéns a todos os envolvidos no Topa, pois podem se tornar referência nacional na alfabetização de adultos”, afirmou Lula, ressaltando o importante apoio das prefeituras para a efetividade da iniciativa que, segundo ele, envolve “a ideologia do coração”.

As boas novas para os alunos do TOPA não param de chegar, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) foi contemplado com o Prêmio Cosme de Farias, na categoria entidade e recebeu das mãos do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva e do Governador da Bahia, Jaques Wagner o valor de R$ 20 mil reais, que serão aplicados em melhorias na instituição. O objetivo da premiação é reconhecer experiências inovadoras nesse processo de alfabetização para que sirvam de estímulo social na continuidade das novas etapas do programa.

O presidente do Sindicato, Antenor Ribeiro e o gestor do Topa, José Pereira explicam que a alfabetização do trabalhador do campo era uma necessidade e um sonho. “São pessoas que tiveram poucas oportunidades na vida, precisaram abandonar os estudos muito cedo ou nunca haviam entrado numa sala de aula. Nós tínhamos algumas dificuldades de comunicação e sonhávamos em sanar esses problemas”, disse José Pereira.

O STR foi previamente escolhido, no gabinete da Secretaria de Educação do Estado, por 15 representantes da sociedade civil, entre eles, a reitora da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Dora Leal, o comunicador e educador, Jorge Portugal, e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil/seção Bahia, Saul Quadros.

A premiação foi acompanhada pela deputada estadual Fátima Nunes, que com olhos brilhantes e sorriso largo se orgulhou ainda mais do povo do sertão: “essa é a gente do meu sertão, povo de garra e destemido, que não desiste e luta pelos sonhos e por uma vida melhor. Para mim é um orgulho e alegria sem tamanho, conheço a luta do trabalhador do campo, sei as dificuldades enfrentadas por eles e me alegro com cada vitória”, disse a parlamentar.

O TOPA e o SRT estão contribuindo imensamente para a queda do índice de analfabetismo no município, que atualmente corresponde a 40 % da população. “Esse é um trabalho de extrema importância, junto com a Prefeitura e o Governo da Bahia, estamos oferecendo ao agricultor novas oportunidades, melhoria na qualidade de vida”, reforçou José Pereira.

“Eu conheço o Sindicato, sei que eles não fazem esse belíssimo trabalho para receber prêmios e sim para incluir o trabalhador do campo na sociedade. O STR foi reconhecido justamente por isso, pelo empenho e diferencial da entidade, que sempre se preocupou e empenhou em levar os estudantes para as discussões municipais, para participar da construção de políticas públicas e transformar a sociedade. Por todos esses motivos quero mais uma vez parabenizar o Sindicato”, concluiu Fátima Nunes.

O Sindicato

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Euclides da Cunha foi fundado em 1987, com a missão de defender os interesses do homem do campo a partir de um trabalho de conscientização e organização da sociedade civil frente as desigualdades sociais existentes no município de Euclides da Cunha.

O desenvolvimento social da comunidade rural sempre foi a bandeira de luta do Sindicato, que luta para garantir os direitos da previdência social ao trabalhador rural, acesso a água de qualidade para o consumo humano, acesso a terra pela Reforma Agrária, alfabetização dos jovens e adultos, além de prestar assistência técnica para melhor produtividade, garantir a comercialização dos produtos da agricultura familiar e de fato melhorar a vida dos agricultores e agricultoras familiares do município.

Desde 2001, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Euclides da Cunha implementou uma gestão participativa a partir das necessidades das comunidades rurais e interagindo com as órgãos estaduais e federais que resultaram em diversas parcerias:

Nº Programa / Projeto Órgão Executor 1 Previdência Social Ministério da Previdência Social INSS
2 P1MC - Programa 1 Milhão de Cisternas Ministério Desenvovlimento Social ASA
3 PNAE - Progama Nacional de Alimentação Escolar Ministério da Educação Secretaria de Educação Municipal
4 Programa Água para Todos SEDES ARCAS
5 Programa TOPA - Todos pela Alfabetização SEC DIREC 12
6 Coletivo de Jovens Rurais SEDES FETAG
7 Programa SEMEANDO SEAGRI EBDA 8 Programa CRÉDITO ASSISTIDO ASCOOB ASCOOB COOPERAR
9 Projeto Sertão Produtivo - Assistência Técnica SUAF ARCAS
10 Projeto CRIAR - Assistência Técnica CAR ARCAS
11 Projeto AMAs - Agente Multiplicador de ATER SUAF FETRAF
12 Projeto Casa do Mel CAR ASSAPEC 13 Projeto Ovo de Quintal CAR ASS. FAZ. PEDREGULHO

Fonte: http://canudosvip.com.br/index.php?sec=noticias&id=931

Nenhum comentário: