sábado, 24 de julho de 2010

Topa reduz em quase 50% o índice de analfabetismo em Cachoeira

No momento em que, pelo terceiro ano consecutivo, a sede do governo baiano foi transferida oficialmente, no dia 25 de junho, para a cidade de Cachoeira – numa homenagem às lutas pela independência da Bahia, iniciadas na região naquela data do ano de 1822 –, a Secretaria Estadual da Educação (SEC) celebra a redução em quase 50% do analfabetismo no município. A conquista se dá por meio do programa Todos pela Alfabetização (Topa).

Segundo relatório do Ministério da Educação, nas duas primeiras etapas do Topa, na histórica cidade do Recôncavo foram beneficiados 1.920 dos 4.610 analfabetos, registrados no censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2000, na população acima de 15 anos.

“A gente percebe que nos municípios do Recôncavo há uma adesão muito grande ao Topa, o que resulta na melhoria da qualidade de vida da sua população. O acesso à leitura e à escrita desperta, sobretudo, o sonho do ingresso na faculdade”, afirmou a supervisora regional do programa na Diretoria Regional de Cruz das Almas, Denise Pimenta.

Lançado em maio de 2007, o Topa já alfabetizou 500 mil pessoas em duas etapas concluídas. Com aulas em andamento, a terceira etapa do programa conta com 482 mil alfabetizandos. Os números fazem da Bahia o estado campeão de alfabetização do país e referência para outros estados e para o Brasil Alfabetizado, do Ministério da Educação.

Presente em 415 municípios, o Topa vem devolvendo sonhos, resgatando a autoestima, unindo gerações e promovendo transformações na vida de milhares de pessoas. O sucesso do programa deve ser dividido com as 358 prefeituras e 675 entidades dos movimentos social e sindical.

“Transformar a Bahia em terra livre do analfabetismo é reescrever a história de uma população cujas oportunidades de acesso ao capital social, cultural e econômico foram limitadas pela política autoritária e excludente, que simplesmente ignorou o analfabetismo em nosso estado”, disse o secretário estadual da Educação, Osvaldo Barreto.

Fonte: http://www.comunicacao.ba.gov.br/noticias/2010/copy5_of_01/22/topa-reduz-em-quase-50-o-indice-de-analfabetismo-em-cachoeira

Nenhum comentário: