quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Mutirão Oftalmológico para o TOPA

Mutirão oftalmológico atenderá mais de 12 mil alfabetizandos do Topa

Expectativa é que sejam realizadas cerca de 1.000 consultas diárias, incluindo cirurgias de catarata e presbiopia

O município de Mortugaba vai ser palco de um mutirão oftalmológico para atender mais de 12 mil alfabetizandos do programa Todos pela Alfabetização (Topa).
Parceria entre as secretarias da Educação (SEC) e da Saúde do Estado (Sesab) com o Centro Avançado de Oftalmologia, os atendimentos fazem parte do projeto Saúde em Movimento e serão realizados deste sábado até dois de novembro, no Centro Comunitário de Mortugaba, das 7 às 16h.
Os beneficiários devem portar o número do cadastro no Sistema Brasil Alfabetizado/Topa, documento de identificação ou a carteira nacional do Sistema Único de Saúde (SUS).
A expectativa é que sejam feitas 900 consultas diárias e outros 58 procedimentos oftalmológicos, incluindo cirurgias eletivas, dentre elas catarata e presbiopia. Participam desta primeira ação 22 municípios da Bahia e 12.238 alfabetizandos.

Óculos - Um levantamento realizado na primeira etapa do Topa apontou que a maioria dos alunos tem mais de 40 anos de idade, faixa etária em que as pessoas passam a apresentar necessidade de óculos para ler.
Também constatou que a média de rendimento familiar per capita dos alfabetizandos é baixa, o que impede o atendimento oftalmológico fora do SUS e a aquisição dos óculos.
O Saúde em Movimento é um projeto do Governo do Estado, que pretende percorrer as microrregiões do Estado da Bahia para realizar atendimento aos alfabetizandos matriculados no Topa. Mais informações no telefone (71) 3115-1361.

Fonte: Diario Oficial 24 de outubro de 2009

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Seu Ubaldo também está no TOPA


Aluno com 106 anos é alfabetizado

As mãos que ainda conseguem segurar a enxada são as mesmas que há seis meses começaram a segurar o lápis. Com a disposição de um jovem estudante dedicado, Ubaldo Dias, 106 anos, caminha duas noites por semana para a sala de aula na escola municipal de São João do Paraíso, um distrito de Mascote, no sul da Bahia.
O aposentado é um dos 351 mil alunos do programa Todos pela Alfabetização (Topa), da Secretaria Estadual da Educação (SEC), que já beneficiou 171 mil pessoas na Bahia.
Somente na cidade de seu Ubaldo, a cerca de 600 quilômetros de Salvador, são aproximadamente 600 alunos matriculados em 48 turmas. "Desde 2007, o Topa já realizou o sonho de mais de 500 pessoas nesta região, que antes eram consideradas analfabetas, assim como seu Ubaldo, um verdadeiro exemplo de que nunca é tarde para aprender", afirmou a coordenadora municipal do Topa, Unifleides Ferreira.
O cansaço de mais de um século de vida não parece atrapalhar os estudos de seu Ubaldo. Em casa, ele reforça o aprendizado das aulas com a bisneta Letícia Lisboa, quatro anos.
Os dois aproveitam para treinar as primeiras letras que aprenderam. Questionada sobre como se sentia ao ver o bisavô aprender, assim como ela, a ler, Letícia respondeu: "Feliz".
Na escola, o antigo trabalhador rural acompanha com olhos atentos as explicações da professora Ana Cláudia Lisboa, 22 anos, que, além de alfabetizadora, é sua neta e mãe de Letícia. Três gerações diferentes unidas pelo universo do saber.
"Tanto como professora quanto como neta, me sinto muito orgulhosa do esforço de meu avô em começar a essa altura da vida uma nova etapa. Ele é um aluno atencioso e disciplinado que em pouco tempo conseguiu aprender muitas coisas, apesar de suas limitações", comentou Ana Cláudia.
O sorriso espontâneo e a força de vontade do aposentado animam toda a sala de aula. Seu Ubaldo é tomado como exemplo e estímulo pelos seus colegas de turma.
"Tem gente que não acredita que ainda podemos aprender e ele é a prova contrária", explicou a também aposentada Maria Carmélia, 63 anos, que se senta perto de seu Ubaldo.
Tanto Maria Carmélia quanto seu Ubaldo e os demais estudantes do Topa são submetidos a um modelo construtivista de aprendizado desenvolvido pelo educador Paulo Freire. Trata-se, assim, de uma alfabetização popular que parte da realidade do aluno e utiliza da experiência de vida para ensinar e despertar a cidadania.
Hoje, seu Ubaldo já escreve o nome completo e destacou que não pretende parar de estudar. "Minha neta insistia muito para eu vir aprender e sempre quis saber assinar meu nome completo. Então entrei no Topa e quero continuar a aprender", disse, sorrindo.

Fonte: Diário Oficial da Bahia - dia 27 de outubro de 2009

Certificação do TOPA na DIREC 6

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Direc2 realiza encontro com parceiros do TOPA

A Diretoria Regional de Educação – DIREC 02 e a Supervisão local do Programa TOPA – Todos Pela Alfabetização, promoveram nessa segunda (19/10) um encontro com parceiros dos diversos segmentos da sociedade dos 25 municípios sob a circunscrição da Direc02.

O encontro aconteceu no auditório do Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães, em Feira, contou com a presença de Márcio Argolo representante da Secretária da Educação do Estado da Bahia-SEC, do diretor da Direc2 Eutímio Almeida, além de secretários municipais de educação, representantes de prefeituras, associações, sindicatos, escolas e técnicos da Regional.

A SEC pretende aumentar a meta de 300 mil alunos do TOPA e continuar a oferecer as condições necessárias aos alfabetizandos, segundo Marcio Argôlo (foto).













.
Emoção
Valdeci Mamona Passos (foto), supervisora do TOPA na Direc 02, fez uma avaliação da Etapa 2008 do programa, apresentou números, orientações, critérios e procedimentos para a Etapa 2009 e se emocionou ao agradecer aos parceiros.



Outros dois momentos também foram marcantes. A apresentação de Otávio Miguel, o “Guina”, um aluno do TOPA que cantou a música “O passarinho veloz” de sua própria autoria e o depoimento do alfabetizando Luiz Marques Souza(foto), de 68 anos de idade, que declarou emocionado: “Meu pai só me ensinou a plantar milho e mandioca. Hoje já sei assinar meu nome e fazer uma contazinha, graças ao TOPA.”



FONTE: www.direc02.blogspot.com

terça-feira, 20 de outubro de 2009




A Secretaria da Educação/SEC, através do Programa TOPA - Todos Pela Alfabetização, estará reunida com as Unidades Formadoras selecionadas e publicadas conforme Portaria Nº 15.501/09, Diário Oficial de 10 e 11 de outubro, para tratar da Formação Inicial e Continuada dos Alfabetizadores, Coordenadores e Interpretes de LIBRAS do Programa TOPA.
O encontro será realizado nos dias 21 e 22 de outubro de 2009.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Unidades Formadoras do TOPA

Selecionada as Unidades Formadoras para a Terceira Etapa do Programa TOPA

PORTARIA Nº 15.501/09
O SECRETÁRIO DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA, no uso de suas atribuições,

RESOLVE
Art. 1º - Torno público as instituições selecionadas como Unidades Formadoras do Programa TOPA 2009, de acordo com o Edital 009/09, publicado em D.O.E. 12 e 13/09/2009, abaixo elencadas:

Faculdade de Ciências e Tecnologia Albert Einstein – FACTAE
Faculdade de Ciências Educacionais – FACE
Faculdade Independente do Nordeste – FAINOR
Faculdade Social da Bahia – FSBA
Faculdade Zacarias de Góes – FAZAG
União Metropolitana de Educação e Cultura – UNIME/Itabuna
União Metropolitana de Educação e Cultura – UNIME/Lauro de Freitas
Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS
Universidade Estadual do Sudoeste – UESB
Universidade Estadual da Bahia – UNEB
Universidade Estadual Santa Cruz – UESC
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB

Art. 2º - Esta Portaria entra em vigor a partir da data de sua publicação.

Fonte: Diário Oficial da Bahia - dia 10 e 11 de outubro

terça-feira, 6 de outubro de 2009

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Todo mundo nasce e cresce,

O mundo lhe ensina ou não,

Para lutar com segurança

A arma é a alfabetização.


Tem gente que sabe tudo,

Outros que não sabem nada,

Professor que enfrenta o TOPA

Ama e tem paz na jornada.


Tudo que aqui se faz

O pagamento é garantido

Para exercer seus direitos

Alfabetizar faz sentido

Tudo se torna mais fácil,

O mundo fica melhor,

Para quem se alfabetiza,

Aprendendo a desatar nó.


José Carlos Pires
Secretário – DIREC 27