sexta-feira, 24 de maio de 2013

Topa inicia preparação para aplicação de teste cognitivo




O Todos pela Al­fa­be­ti­zação (Topa), maior pro­grama de al­fa­be­ti­zação do País, reuniu, na terça-feira (21/05), equipes téc­nicas da Se­cre­taria da Edu­cação do Es­tado, do Ins­ti­tuto Paulo Freire e su­per­vi­sores de toda a Bahia para ali­nhar os de­ta­lhes da apli­cação do teste cog­ni­tivo dos al­fa­be­ti­zandos do pro­grama. No total, 88 mil ava­li­a­ções serão apli­cadas aos alunos da 6ª etapa do Topa, o que re­pre­senta mais de 30% dos ins­critos. Este teste é apli­cado antes do início das aulas e ao final da etapa, com o ob­je­tivo de ava­liar o co­nhe­ci­mento do aluno. A pri­meira apli­cação tem início pre­visto para o mês de junho.
 

http://educadores.educacao.ba.gov.br/sites/default/files/imagecache/Album_Foto_Main/midiateca/fotos/2013/topa-se-prepara-para-aplicacao-de-teste-cognitivo-1.jpg
http://educadores.educacao.ba.gov.br/sites/default/files/imagecache/Album_Foto_Main/midiateca/fotos/2013/topa-se-prepara-para-aplicacao-de-teste-cognitivo-3.jpg
http://educadores.educacao.ba.gov.br/sites/default/files/imagecache/Album_Foto_Main/midiateca/fotos/2013/topa-se-prepara-para-aplicacao-de-teste-cognitivo-4.jpg
http://educadores.educacao.ba.gov.br/sites/default/files/imagecache/Album_Foto_Main/midiateca/fotos/2013/topa-se-prepara-para-aplicacao-de-teste-cognitivo-5.jpg
http://educadores.educacao.ba.gov.br/sites/default/files/imagecache/Album_Foto_Main/midiateca/fotos/2013/topa-se-prepara-para-aplicacao-de-teste-cognitivo-6.jpg
http://educadores.educacao.ba.gov.br/sites/default/files/imagecache/Album_Foto_Main/midiateca/fotos/2013/topa-se-prepara-para-aplicacao-de-teste-cognitivo-7.jpg
http://educadores.educacao.ba.gov.br/sites/default/files/imagecache/Album_Foto_Main/midiateca/fotos/2013/topa-se-prepara-para-aplicacao-de-teste-cognitivo-8.jpg
http://educadores.educacao.ba.gov.br/sites/default/files/imagecache/Album_Foto_Main/midiateca/fotos/2013/topa-se-prepara-para-aplicacao-de-teste-cognitivo-9.jpg
O en­contro é o pri­meiro diá­logo com su­per­vi­sores re­gi­o­nais para a apli­cação dos testes. “Vamos de­finir o ca­len­dário para que não haja so­bre­po­sição com datas co­me­mo­ra­tivas, ma­pear as fun­ções, a dis­tri­buição dos su­per­vi­sores pelo Es­tado e saber o que eles in­dicam para que o pro­cesso seja eficaz”, afirmou Fran­cisca Pini, di­re­tora pe­da­gó­gica do Ins­ti­tuto Paulo Freire.
 

Para a co­or­de­na­dora do Topa, Elenir Alves, a par­ceria com o Ins­ti­tuto vai for­ta­lecer ainda mais o pro­grama. “A gente aposta muito nesse tra­balho com o Ins­ti­tuto Paulo Freire, porque acre­di­tamos que vai dar mais efi­cácia pe­da­gó­gica e me­lhorar a ava­li­ação do pro­grama”, disse.
 

Ca­pa­ci­tação Como parte do pro­cesso de apli­cação do teste, o Ins­ti­tuto Paulo Freire está ca­pa­ci­tando 370 apli­ca­dores, 32 co­or­de­na­dores lo­cais e sete co­or­de­na­dores me­sor­re­gi­o­nais da en­ti­dade, para a apli­cação do teste aos alunos da 6ª etapa do Topa, em todo o Es­tado. A for­mação acon­tece até sexta-feira (24/05), em Sal­vador.
 
  
A par­ceria com o Ins­ti­tuto Paulo Freire também con­tem­plou a re­a­dap­tação do ca­derno de ques­tões. O ma­te­rial ela­bo­rado pelo Mi­nis­tério da Edu­cação passou por adap­tação para a re­a­li­dade re­gi­onal.

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Inscrição para Aplicador dos Testes Cognitivos do TOPA


As inscrições irão até o dia 26/05.
Bolsistas do Programa TOPA que estão cadastrados para esta sexta etapa não poderam participar.
Pode participar os bosistas que já atuaram no Programa. 

Curta e Compartilhe  

Viajem de Mobilização do TOPA


terça-feira, 14 de maio de 2013

Sexta etapa do Topa inicia com cerca de 200 mil pessoas





Cerca de 200 mil pessoas, entre jovens, adultos e idosos, de 366 municípios, estão em sala de aula pelo programa Todos pela Alfabetização (Topa), em sua sexta etapa, iniciada no dia 6 de maio. Graças à ação do governo estadual, por meio da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, esses novos alunos têm a oportunidade à apropriação da leitura e da escrita, visando à inclusãoeducacional dos baianos que não tiveram acesso à inclusão educacional dos baianos que não tiveram acesso à alfabetização na idade certa, incluindo povos indígenas, quilombolas, população carcerária e pessoas com deficiência.

“Nesta etapa, estamos focando, cada vez mais, nosso trabalho nos municípios com índice de analfabetismo acima de 30%”, disse Elenir Alves, coordenadora do Topa, que ressalta que os estudantes recebem todo o material didático e pedagógico para ajudar no desenvolvimento dos estudos em sala de aula. O Topa é desenvolvido em parceria com o Ministério da Educação – MEC/FNDE.

Para garantir a efetividade e a qualidade pedagógica do Topa, a Secretaria da Educação do Estado vem realizando estudos e pesquisas, formação continuada de professores-alfabetizadores, coordenadores de turma e tradutores intérpretes de Libras, desenvolvendo mecanismos de acompanhamento e avaliação, além de produção de material didático-pedagógico. O resultado do sucesso do programa pode ser constatado com o recebimento do Prêmio Darcy Ribeiro, edição 2011, concedido, anualmente, pela Comissão de Educação e Cultura e pela Mesa Diretora da Câmara dos Deputados. Esse prêmio reconhece instituições ou entidades cujos trabalhos ou ações merecem destaque na defesa e promoção da educação no Brasil.

‘Hoje eu sei me comunicar direito’

O Topa vem transformando a vida de milhares de baianos. "Eu não lia nada. Hoje, consigo ler os ônibus [letreiros] quando passam. Eu queria estudar, mas tive filhos e não tinha parente perto para deixar. Agradeço muito por ter vencido essa batalha", disse Nilzabete dos Santos, 49 anos, alfabetizada do município de Feira de Santana.

Para o casal Valdemiro Cortezini, 24, e Kênia Geiza Teobaldo, 29 anos, do município de Guanambi – alfabetizados na quinta etapa do programa, em 2012 –, o Topa foi ainda mais especial. Eles se conheceram nas aulas na Casa de Custódia de Guanambi e, desde então, suas vidas mudaram. Hoje, casados, eles continuam os estudos por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA). "Nunca tinha gostado de estudar. Depois do Topa, comecei a gostar."

Kênia Teobaldo comemora a alfabetização e a inserção no mundo do trabalho. "Hoje eu sei me comunicar direito, conversar. Trabalho em casa de família e convivo com pessoas estudadas. Agora, já sei ler os rótulos dos produtos de limpeza. A professora Ione Fernandes me ajudou muito, inclusive, a arranjar um trabalho. Eu quero continuar estudando. Já estou na escola, na mesma sala do meu marido."

Reunião do TOPA na DIREC 23 - Macaúbas









sexta-feira, 10 de maio de 2013

Início das aulas em Amargosa

A Secretaria de Educação de Amargosa informa a toda população que as atividades do Programa TOPA (Todos pela Alfabetização), terão início nesta segunda-feira, 13 de maio.

O programa TOPA é uma ação do Governo do Estado em parceria com os Municípios, que tem como objetivo principal promover uma educação de qualidade para a população de jovens, adultos e idosos, assegurando seu ingresso e permanência na escola, garantindo-lhes as oportunidades necessárias à apropriação da leitura e da escrita e criando as condições objetivas para a inclusão social, política, econômica e cultural desses sujeitos.

Fonte: http://www.amargosanews.com/2013/05/amargosa-aulas-do-topa-todos-pela.html

quinta-feira, 9 de maio de 2013

FUNDESF INICIA A 6ª ETAPA DO TOPA - TODOS PELA ALFABETIZAÇÃO

 

A FUNDESF – Fundação Juazeirense para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico do São 
Francisco em parceria com o Programa TOPA – Todos pela Alfabetização realizou reunião nessa 
segunda-feira 06 de maio, no Círculo Operário de Juazeiro para dar início a 6ª Etapa do Programa em 
Juazeiro. Participaram da reunião as Coordenadoras cadastradas pela FUNDESF, Solange Santana, 
Perpétua Morais, Marinalva Ribeiro, Letícia Barbosa e os 30 Alfabetizadores cadastrados pela entidade. 
A abertura da reunião foi feita pela Coordenadora Solange Santana que pontuou algumas dificuldades 
enfrentadas no decorrer das etapas anteriores e reafirmou o compromisso da FUNDESF em realizar um 
trabalho de qualidade, objetivando reduzir o índice de analfabetismo no município.
Fonte: http://www.geraldojose.com.br/index.php?sessao=noticia&cod_noticia=38602

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Programa Todos Pela Alfabetização já tem 48 turmas em Lauro de Freitas

Foi aberto oficialmente neste sábado o TOPA – Todos pela Alfabetização, programa ligado ao Brasil Alfabetizado, do Governo Federal.


O lançamento marcou o reinicio das atividades do programa que já tem 48 turmas fechadas para essa primeira etapa.

O secretário da Educação, Edmilson Santos, afirmou que a Prefeitura está empenhada em cumprir a meta estabelecida pelo programa para alfabetizar mais de 800 alunos nesta primeira etapa do programa.

Dados do último Censo indicam que 8,3% das pessoas com mais de 15 anos em Lauro de Freitas não são alfabetizadas, o que significa cerca de 6.500 pessoas.


Fonte:
http://www.lauronews.com.br/programa-todos-pela-alfabetizacao-ja-tem-48-turmas-em-lauro-de-freitas/

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Topa inicia atividades da sexta etapa nesta terça-feira


  O programa Todos pela Alfabetização (Topa) inicia a sua sexta etapa na próxima segunda-feira (06/05). Para preparar coordenadores de turma, alfabetizadores e representantes de movimentos sociais de Salvador e da Região Metropolitana, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia realizou, nesta terça-feira (30/04), no edifício sede do órgão, um encontro para apresentação e alinhamento das ações do programa nesta nova etapa. Os novos profissionais tiveram a chance de conhecer a iniciativa mais de perto, en­quanto que alfabetizadores mais antigos socializaram informações.
  “Esta reunião funciona justamente como um início das atividades para esta sexta etapa. O nosso objetivo central é esclarecer dúvidas e levantar questões pedagógicas e de funcionamento do Topa, fazer um planejamento com estes alfabetizadores, coordenadores e representantes de movimentos sociais, que são peças de grande importância para o sucesso do programa”, disse Francisca Elenir Alves, coordenadora do Topa.
 Os novos integrantes não deixavam de elogiar. “Trabalhar com aqueles que não sabem ler e escrever é maravilhoso, pois podemos contribuir para o crescimento dessas pessoas. E esta reunião está sendo relevante para discutir idéias para o programa”, disse a alfabetizadora Maria do Carmo Santiago, de Salvador.
 
 Sucesso – Mais de 1,1 milhão de pessoas já foram alfabetizadas pelo Todos pela Alfabetização (Topa). Maior programa de alfabetização para jovens acima de 15 anos, adultos e idosos do País, o Topa visa garantir a essas pessoas oportunidades necessárias à apropriação da leitura e da escrita. Ao criar o programa, o Governo do Estado da Bahia assegura a inclusão educacional dos baianos que não tiveram acesso à alfabetização na idade certa, incluindo povos indígenas, quilombolas, população carcerária, ciganos e pessoas com deficiência.
Criado em 2007, dentro do programa Brasil Alfabetizado, do Governo Federal, o Topa trabalha sob a perspectiva de que a alfabetização é um direito que não prescreve com a idade.


Convite da DIREC 30 - Guanambi