terça-feira, 31 de janeiro de 2012


Na manhã do último domingo, 29/01, em Porto Seguro, o Programa “Estratégia Saúde em Movimento” entregou 53 óculos de grau aos alunos do TOPA – Todos Pela Alfabetização, atendidos em setembro do ano passado.

A doação dos óculos aconteceu no Espaço do Bolsa Família, no bairro Baianão, e contou com presença dos coordenadores e alfabetizadores do TOPA, representantes de entidades parceiras do Programa, do Supervisor do TOPA/Direc 08, Adson Rodrigues e do Secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social do município Elio Brasil.

O Programa do Governo do Estado da Bahia beneficiou mais de três mil pessoas com consultas e cirurgias oftalmológicas, durante o Programa Saúde em Movimento, realizado em Santa Cruz Cabrália, em setembro/2011, foram 1.000 alunos do Topa beneficiados.

O Secretário Elio Brasil destacou a importância desta ação para promoção da qualidade de vida afirmando “Desde o Governo Lula existe uma preocupação com as pessoas através de políticas públicas e programas para resgatar a dignidades das pessoas e o Governo Wagner trilha este mesmo caminho melhorando a vida dos baianos, essa também é a nossa preocupação”, concluiu o secretário.

Fonte:
http://www.todahoranoticias.com.br/site/2012/01/31/topa-entrega-oculos-aos-alunos-do-programa-em-porto-seguro/

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Secretaria de Educação realiza solenidade para entrega de óculos aos alunos do Topa em Medeiros Neto

A Secretaria de Educação de Medeiros Neto realizou ontem, 25 de janeiro, solenidade para entrega de óculos a pessoas carentes visando com isso melhorar a qualidade de vida e aumentar a autoestima de quem não tinha condições de comprar.

Contemplados pelo programa de atenção oftalmológica através do programa Olhar Brasil em parceria com a Secretaria de Saúde e através do programa Saúde em Movimento, foram realizadas 140 consultas oftalmológicas, 70 cirurgias de catarata foram entregues 49 óculos.

Segundo a secretária de educação, Aleny Brito Lacerda Souza, o programa TOPA (Todos Pela Alfabetização) é um programa de fortalecimento da alfabetização dando acesso à educação tanto para adultos, idosos e jovens com mais de 15 anos de idade que não tiveram a oportunidade de frequentar a escola. O programa inclui o cuidado com o olhar, e infelizmente, no extremo sul as pessoas não recebiam esse tipo de atenção, que agora estão recebendo.

“Isso representa o respeito com a pessoa humana, representa o cuidado com o ser humano, agente quer que eles aprendam a ler e escrever, mas agente também cuida para que eles tenham uma vida melhor, que enxerguem, possam se locomover, e sem a dificuldade na visão possam dar continuidade nos estudos”. Declarou Aleny.

Dona Isabel de Souza, depois de receber seus óculos declarou que: “a vida ficou mais bonita, mais colorida e é ótimo enxergar bem denovo”.

O evento contou com a presença do secretário de saúde, Gildásio Moreira; do secretário de finanças, Wilter; da secretária de Assistência Social, Rita Barreto e da Gestora Municipal do TOPA, Maria Silmara O. S. Brito.

Os recursos foram tanto da Prefeitura quanto do Governo Federal, mas também do próprio FNDE que pagou os óculos, e o atendimento oftalmológico ficou por conta da Sec. Estadual de Saúde.

Fonte:http://www.portaldoextremosul.com.br/2012/01/secretaria-de-educacao-entrega-oculos-para-pessoas-carentes-em-medeiros-neto/

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Base Comunitária leva cidadania junto com o TOPA

A Base Comunitária de Segurança, instalada no bairro de Fazenda Coutos, subúrbio ferroviário de Salvador, já faz parte da vida dos cerca de 32 mil moradores da região. Com uma semana de funcionamento, a unidade já é referência. “Eu ia embora do bairro, não achava que pudesse criar meus filhos aqui por causa da violência e o abandono, resolvi esperar pra ver se com a base algo ia mudar e não me arrependi. Pretendo ficar porque agora sim vivemos mais tranquilos e com segurança”, declara a moradora Débora de Souza, 30.

O equipamento atende a três grandes áreas – Fazenda Coutos I, Fazenda Coutos II e Fazenda Coutos III. Desde o dia 16 deste mês, quando foi instalada a unidade, diversas reuniões estão sendo realizadas entre o comandante da base, Tenente Alã Carlos e líderes comunitários, representantes religiosos, associação de comerciantes e feirantes da região.

De acordo com o presidente da Associação de Amigos da Comunidade de Fazenda Coutos III, Eduardo Silva, alguns resultados já estão sendo alcançados. “Os moradores vêm aqui e comentam com a gente a felicidade que este lugar proporciona agora. Podemos tomar um ar fora de casa à noite, os mercados ficam abertos até mais tarde, o que antes não acontecia.”

Além do efetivo de 120 policiais militares, a base possui um centro digital de cidadania e vai proporcionar cursos profissionalizantes e preparatórios para o vestibular, além de atividades culturais e sociais, como explica o tenente Alã. “A partir da próxima semana serão abertas as inscrições para o curso de inclusão digital. Apenas esta semana mais de 300 pessoas estiveram aqui à procura deste curso. Haverão também outras ações e especialização através do Topa [Todos pela alfabetização], EJA [Educação de Jovens e Adultos], Universidade para Todos, curso de técnico de enfermagem, além de cadastramento do Bolsa Família e visita do SAC Móvel [unidade itinerante do Serviço de Atendimento ao Cidadão].”

O fato alegra Edmeire Silva Gomes, 30, que vê um futuro melhor para a filha de quatro anos. “Expliquei pra ela que não é pra estranhar os policiais que fazem a ronda, porque eles estão aqui para nos proteger. Sei que ela vai ter futuro melhor e graças também a alguns dos projetos sociais que já começaram a surgir”, afirma.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Adesão ao Topa encerra nesta sexta-feira

As prefeituras e entidades sociais têm até esta sexta-feira (13) para aderir ao programa Todos Pela Alfabetização (Topa), considerado o maior programa de alfabetização do País. Implantado em 2007, o Topa já alfabetizou 913 mil baianos até 2011. As adesões agora são para execução da quinta etapa, cuja meta é alfabetizar mais 300 mil pessoas.

As adesões podem ser feitas nas Diretorias Regionais de Educação (Direc) ou na coordenação do Topa, localizada na sede da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, no Centro Administrativo, em Salvador.

Conheça o hotsite do Topa

Vencedor do Prêmio Darcy Ribeiro 2011, concedido pela Câmara dos Deputados, o Topa é realizado pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, em parceria com as prefeituras municipais e entidades de movimentos sociais e sindicais, além de universidades públicas e privadas.

A proposta pedagógica do Topa valoriza a experiência de vida e os conhecimentos dos alfabetizandos, possibilitando o acesso à leitura e à escrita a partir do seu lugar social. Após a conclusão, os alfabetizados são certificados e incentivados a continuar a escolarização na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA).

As turmas de alfabetização estão presentes em todos os Territórios de Identidade, ocupando espaços em escolas estaduais e municipais, igrejas, sindicatos, associações comunitárias, colônias de pescadores, comunidades quilombolas, ciganas e indígenas, terreiros de culto afro e presídios, configurando, assim, uma rede colaborativa de alfabetização.

Fonte: http://www.educacao.escolas.ba.gov.br/node/3064

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

EM VISITA A CAMPO FORMOSO JAQUES WAGNER AMPLIA O NÚMERO DE CIRURGIAS NO SAÚDE EM MOVOMENTO


Segundo o Governador Jaques Wagner, em sua visita ao programa Saúde em Movimento, esse programa se deu a partir de dados sobre a deficiência na qualidade de um outro programa de seu Governo o TOPA – Todos Pela Alfabetização, Wagner relatou que pessoas tinham dificuldade em obter bons desempenhos no TOPA e foi descoberto que na verdade os alunos em sua maioria que não eram aprovados apresentavam deficiência visual, ou catarata ou necessidade de uso de óculos o que fez com que seu Governo iniciasse esse projeto que foi lançado desde o ano de 2009.
Em discurso o Governador disse que a meta era a tender cerca de mil pessoas nessa região, porém a procura foi maior que a oferta sendo necessário expandir e só hoje dia 08 de janeiro o número de cirurgias agendadas estava em mais de 1.200, Jaques Wagner afirmou que irá conversar com Jorge Solla Secretário de Saúde da Bahia, para ampliar para 1.300 cirurgias nessa etapa de Campo Formoso.




Fonte: http://maravilhanoticias.blogspot.com/2012/01/em-visita-campo-formoso-jaques-wagner.html
Maravilha Notícias

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

SAÚDE EM MOVIMENTO VAI ATENDER 2150 PACIENTES EM EUCLIDES DA CUNHAO

O Saúde em Movimento é um programa do Governo da Bahia em parceria com o Ministério da Saúde as Prefeituras beneficiadas. O núcleo de Euclides da Cunha atenderá a 2150 pacientes. O público-alvo para os atendimentos é constituído de pessoas com idade superior a 60 anos, que possuam ou não alguma doença ocular e para alunos do Programa TOPA (Todos pela Alfabetização). Os pacientes serão submetidos a consulta ambulatorial e exames e, se for diagnosticada a catarata, passarão por cirurgia. A clientela ainda receberá o colírio que deverá ser utilizado nos primeiros quinze dias do pós-operatório.

Entre os dias 05 e 11,no Centro Educacional José Aras, Rua Pedro Monteiro, S/N, em frente à Maçonaria, próximo á Praça Duque de Caxias, será feita a triagem para as cirurgias de catarata que serão realizadas entre os dias 07 e 13 no CEDIC (Antiga Maternidade Ângela Costa), à Rua Élson Torres de Aquino, nº 143, próximo á agência do Bradesco e da Praça da Juventude.

Será de responsabilidade dos municípios participantes, a oferta de óculos e referenciar os usuários identificados com patologias que não estão contemplados na Estratégia, conforme PPI.

O evento será coordenado por cerca de 300 profissionais que atuarão no atendimento aos 2150 pacientes. Profissionais e pacientes já estão chegando a Euclides da Cunha, o que provocará uma grande movimentação na cidade.

Fonte:http://www.tvdocumbe.com/index.php?pg=noticia&id=845

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Irecê: Uibaí se prepara para receber "Saúde em movimento"

A equipe de governo do município de Uibaí-BA, liderada pelo prefeito Pedro Rocha (PT) recebeu ontem no auditório da Câmara de Vereadores, técnicos da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), o gerente da 21ª Dires e secretários municipais de saúde do Território de Irecê, para encontro preparatório do Saúde em Movimento, que estará no município no período de 5 a 13 de janeiro.
Pedro Rocha ressaltou que o ato tem um significado extraordinário para a população que sofre com os problemas de visão. “Não é fácil, depois de dezenas de anos produzindo para a sociedade, as pessoas chegarem à idade mais avançada com problemas visuais. Nós estamos muito felizes em receber os profissionais e as pessoas de todo o nosso território para que possam fazer uso dos benefícios do programa e assim promover qualidade de vida”, avalia o prefeito.
AGENDA: O período de 5 a 11 será destinado aos procedimentos de triagem, consultas e exames e de 7 a 13, serão realizadas cirurgias de catarata.
LOCAL: O atendimento ocorrerá no PSF Sede 01 (centro de referência), localizado na Rua Abílio Machado, s/n.
PÚBLICO: Pessoas acima de 55 anos, ou que tenha catarata previamente diagnosticada pelos serviços de saúde do município de origem.
DOCUMENTOS: São necessários que os clientes possam dispor do Cartão do SUS, RG, CPF e comprovante de residência.
O PROGRAMA: De acordo com a assessoria de comunicação da Sesab, a população de mais 52 municípios baianos será beneficiada com o Estratégia Saúde em Movimento Oftalmologia. Em Uibaí, o programa fará atendimento com uma equipe composta por médicos, técnicos e assistentes, a pessoas com idade superior a 55 anos, que possuam ou não alguma doença ocular e para alunos do Programa TOPA (Todos pela Alfabetização). Os pacientes serão submetidos a consulta ambulatorial e exames e, se for diagnosticada a catarata, passarão por cirurgia. A clientela ainda receberá o colírio que deverá ser utilizado nos primeiros quinze dias do pós-operatório.
O Saúde em Movimento, estratégia iniciada em outubro de 2009, pelo Governo do Estado da Bahia, tem como objetivo levar ações de saúde as diversas regiões do interior do Estado, necessitadas desse tipo de atendimento, priorizando municípios com população inferior a 20 mil habitantes. A ação tem como diferencial o deslocamento de equipamentos e profissionais para atender nas diversas regiões do estado onde existem vazios assistenciais ou onde a oferta do serviço é menor que a demanda.

Fonte: http://jorgeluizfiqueinformado.blogspot.com/2012/01/irece-uibai-se-prepara-para-receber.html

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Secretaria Municipal de Educação de Itagibá promove confraternização do TOPA

Em dias, horários e locais distintos, a coordenação, alfabetizadores e alunos do Programa TOPA – Todos pela Alfabetização, se confraternizaram comemorando a conclusão das atividades do ano de 2011, onde os alunos que se desenvolveram no processo de alfabetização e letramento, estarão prosseguindo nos estudos e ingressando na EJA – Educação de Jovens e Adultos.
Neste contexto o encerramento do programa aconteceu:
· Dia 06 de dezembro, na Escola Maria de Souza Moreira, localizada no Distrito de Japomirim, sob a mediação da alfabetizadora Claúdia Jesus da Silva e contou com participação da diretora da escola, vice-diretora, alunos e professores do noturno;
· Dia 08 de dezembro, na Escola José Fernandes, localizada na Sede do município a confraternização de 03 turmas do TOPA, com suas respectivas alfabetizadoras : Alessandra Almeida Santos, Maria Josélia Gonçalves dos Santos e Vasly Miguel dos Santos.
· Dia 13 de dezembro, na da Escola Clemente Mariani, localizada no Povoado de Tapiragi, a confraternização de 03 turmas, com suas respectivas alfabetizadoras: Elisângela Neves Novais, Islandia Ferreira de Souza e Cleidionice dos Santos Nascimento.
Em todos os encerramentos houve uma programação pré-estabelecida que foi adequada a cada localidade.
-Oração
-Depoimentos dos alfabetizando
-Depoimento das alfabetizadoras
-Mensagem
-Dinâmica
-Amigo doce
-Agradecimentos finais pelas coordenadora Diva Santos Moraes e Leandra Silva Almeida
O coordenador Gilberto Gonçalves, falou em nome da Secretaria Municipal de Educação, parabenizando os alunos, incentivando-os a prosseguir nos estudos, agradecendo o empenho dos alfabetizadores e o apoio dos gestores da escola, para bom funcionamento do Programa.

Fonte: http://terraboapraestudar.blogspot.com/2012/01/secretaria-municipal-de-educacao.html