quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Governo pretende alfabetizar mais 1 milhão de baianos até 2014

A quarta etapa do Programa Todos pela Alfabetização (Topa) na Bahia, com início previsto para o mês de fevereiro de 2011, tem a meta de alfabetizar 300 mil pessoas com idades a partir de 15 anos. “Nos próximos quatro anos de Governo, mais 1 milhão de baianos devem estar alfabetizados”, prevê Francisca Elenir Alves, coordenadora estadual do Topa.
O anúncio foi feito durante a Reunião de Avaliação e Planejamento do Programa Topa na Bahia nesta quinta-feira (7), no Hotel Vila Velha, em Salvador. O encontro mobilizou os supervisores do Topa de todas as regiões do Estado. A coordenadora do Topa na Bahia também explicou que a Secretaria da Educação do Estado aguarda as turmas de 2010 concluírem o curso para fazer um balanço e saber se a primeira meta do Programa na Bahia, que também é alfabetizar 1 milhão de pessoas, foi alcançada. Segundo ela, o resultado será conhecido em março de 2011. “O nosso desafio é erradicar o analfabetismo no Estado”, frisou. Elenir Alves lembrou, ainda, que, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) 2010, a Bahia foi o estado do nordeste que mais reduziu o analfabetismo. “E a contribuição do Topa para este avanço é considerada significativa. A perspectiva para 2011 é focar na qualidade do Programa que já está consolidado”, pondera . Sucesso - Supervisora do Topa na Diretoria Regional de Educação de Santo Antônio de Jesus (Direc 4), Janaína Souza dos Santos, ressalta que o êxito do Topa está muito relacionado à sua proposta pedagógica que privilegia as especificidades dos estudantes. “É preciso entrar na realidade, na cultura deles. Só assim evitaremos a evasão. Por exemplo, os estudantes do campo precisam ter as épocas de plantio e de colheita respeitadas, senão eles abandonam os estudos nesses períodos”, lembra Janaína. A educadora se declara gratificada com trabalho nas turmas do Topa. “Muitos depoimentos eu até gravo, porque são marcantes demais. Meus alunos chegam contando que conseguiram ler o que estava escrito em uma placa e o nome do ônibus. Teve uma que chegou feliz porque já estava conseguindo ler a bíblia, que era o sonho dela. Essa é a nossa compensação”, conta Janaína. Sobre os números do Topa na Direc de Santo Antônio, ela é direta: “só fazem crecer.
Em 2007 foram 2.154 estudantes alfabetizados, em 2009 esse número pulou para 10 mil”, diz. Alfabetizadores - Os alfabetizadores do Topa são formados por instituições de ensino superior, com as quais a Secretaria da Educação do Estado mantêm contratos para a prestação do serviço. São elas: a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), a Universidade Federal de Santa Cruz (Uesc), a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, a Fcauldade Social da Bahia (FSBA), a Faculdade Independente do Nordeste (Fainor), a Faculdade de Ciências Educacionais (Face) e a Faculdade de Ciências e Tecnologia Albert Einstein (Factae). Além de responderem pela formação dos alfabetizadores, essas instituições também são responsáveis pela formação dos coordenadores de turma, dos tradutores e dos interpretes de Libras. “A equipe das universidades acompanham todo o desenvolvimento do Programa e a aplicação do teste cognitivo, que é o nosso instrumento para avaliar a construção da base alfabética”, explica a coordenadora estadual do Topa, Elenir Alves.
O teste é aplicado em dois momentos: quando o estudante entra para o Programa e quando sai. Caso seja constatado que ele ainda não aprendeu, o Ministério da Educação (MEC) permite que se inicie o processo de alfabetização desse estudante mais uma vez

terça-feira, 26 de outubro de 2010

VEJA A DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA ADERIR A 4ª ETAPA DO PROGRAMA TOPA

Documentação Necessária para Prefeituras – 4ª Etapa/Ciclo 2010/2011
1. Termo de Adesão, devidamente assinado pelo dirigente (Prefeito/a);
2. Cópia do CNPJ da prefeitura;
3. Cópia do RG e CPF do dirigente municipal (Prefeito/a);
4. Cópia do Termo de Posse devidamente registrado em cartório;
5. Cópia do comprovante de residência do dirigente municipal (em nome do mesmo);
6. Certidões Negativas de Débito (Tributária Federal e Estadual, Embasa e Conder);
7. Comprovante de Abertura de Conta Jurídica no Banco do Brasil, específica para o Programa
TOPA - o comprovante deve ser emitido em papel timbrado do Banco;
8. Certidão Negativa do SICON - Sistema de Informações Gerenciais de Convênios e Contratos;
9. Certidões de Regularidade com o INSS e FGTS;
10. Ofício com a meta a ser atendida pela Prefeitura (quantidade de turmas, alunos/as,
alfabetizadores, coordenadores e tradutores intérpretes de LIBRAS, que serão cadastrados);
11. Apresentar cópias dos comprovantes de escolaridade para alfabetizadores (Histórico
Escolar/Ensino Médio Concluído) e para Coordenadores de Turmas (Histórico Escolar ou
Diploma/Ensino Superior Concluído ou Declaração da Unidade de Ensino de que está
cursando o Ensino Superior);
12. Declaração de Capacidade Técnica da Prefeitura (declarar experiências anteriores em alfabetização e a disponibilidade de espaços adequados para o bom funcionamento das turmas).

Documentação Necessária para Entidades – 4ª Etapa/Ciclo 2010/2011
1. Termo de Adesão, devidamente assinado pelo representante legal;
2. Cópia do CNPJ da entidade (deverá comprovar no mínimo um ano de existência);
3. Cópia do Estatuto;
4. Cópia do RG e CPF do representante legal;
5. Cópia do Termo ou Ata de Posse do representante legal, devidamente registrado em cartório; 6. Cópia do comprovante de residência do representante legal (em nome do mesmo);
7. Cópia do comprovante de endereço da sede da Entidade (sede municipal);
8. Certidões Negativas de Débito (Tributária Federal e Estadual, Embasa e Conder);
9. Certidão Negativa do SICON - Sistema de Informações Gerenciais de Convênios e Contratos;
10. Certidões de Regularidade com o INSS e FGTS;
11. Ofício com a meta a ser atendida pela Entidade (quantidade de turmas, alunos/as,
alfabetizadores, coordenadores e tradutores intérpretes de LIBRAS, que serão cadastrados);
12. Apresentar cópias dos comprovantes de escolaridade para alfabetizadores (Histórico
Escolar/Ensino Médio Concluído) e para Coordenadores de Turmas (Histórico Escolar ou
Diploma/Ensino Superior Concluído ou Declaração da Unidade de Ensino de que está
cursando o Ensino Superior);
13. Declaração de Capacidade Técnica da Entidade (declarar experiências anteriores em
alfabetização e a disponibilidade de espaços adequados para o bom funcionamento das
turmas).

Obs.: Após aprovação pela Coordenação do Programa TOPA da adesão, a Entidade deverá apresentar ainda o comprovante de Abertura de Conta Jurídica no Banco do Brasil, específica para o Programa TOPA, emitido em papel timbrado do Banco.

Orientações para ter acesso as Certidões Negativa de Débito Entidade e Prefeitura
Para ter acesso a certidão negativa de Débito Tributário Federal é preciso entrar no site: www.receita.fazenda.gov.br → Empresa → Certidões → Emitir Certidão (PJ);

Para ter acesso a certidão negativa de Débito Tributário Estadual é preciso entrar no site:
www.sefaz.ba.gov.br → Certidão Negativa → Certidões → Débitos de Tributos → CNPJ;

Para ter acesso a certidão do SICON é preciso entrar no site:
www.sefaz.ba.gov.br → Finanças Públicas → Sistema de Gestão Pública → SICON → Informações de Convênios e Contratos;

Para ter acesso a certidão Negativa de Débito FGTS é preciso entrar no site
www.caixa.gov.br → Serviços ao Cidadão → Clique aqui para prosseguir → Inscrição → CNPJ → Consultar;

Para ter acesso a certidão Negativa de Débito Embasa é preciso entrar no site:
www.embasa.ba.gov.br → Serviços → Certidão Negativa → CNPJ → Enviar

Para ter acesso a certidão Negativa de Débito Conder é preciso entrar no site:
www.conder.ba.gov.br → home → Certidão Negativa → CNPJ

Para ter acesso a certidão Negativa de Débito INSS é preciso entrar no site
www.dataprev.gov.br → CND → CNPJ

Fonte: http://www.topadirec21.blogspot.com/

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Topa inicia matrícula para 4ª etapa

As matrículas para a quarta etapa (2010/2011) do programa Todos pela Alfabetização (Topa) já podem ser efetivadas nas secretarias municipais de Educação ou Diretorias Regionais de Educação (Direcs). As aulas estão previstas para começar no dia 31 de janeiro de 2011.

A meta da Secretaria da Educação é matricular 300 mil pessoas. Até o momento, o programa alfabetizou 612 mil jovens, adultos ou idosos e tem outros 380 mil em sala de aula. Os números fazem da Bahia o estado campeão de alfabetização do país, segundo a coordenadora estadual do Topa, Francisca Elenir Alves.

Presente em 407 municípios, por meio de 358 prefeituras e 675 entidades dos movimentos social e sindical, o programa trabalha com a alfabetização sob a perspectiva de que esta é um direito do cidadão, que não prescreve com a idade.

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) 2010, a Bahia foi o estado do Nordeste que mais reduziu o analfabetismo. "A contribuição do Topa para este avanço é considerada significativa. A perspectiva para 2011 é focar na qualidade do programa, que já está consolidado", destaca Francisca.



Adesão – Só poderá realizar as matrículas do Topa os municípios e entidades dos movimentos sociais e sindicais que aderirem ao programa. Para isso, é necessário preencher e enviar, até o dia 18 de novembro, o Termo de Adesão publicado no site da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (www.educacao.ba.gov.br).

Após o preenchimento, devem ser impressas duas vias e enviá-las por Sedex, assinadas pelo prefeito e pelo secretário municipal de Educação, juntamente com a documentação exigida no termo.

A documentação deve ser enviada para o endereço: Secretaria da Educação do Estado da Bahia – 6ª avenida, 600, 4º andar, sala 402 – Coordenação do Programa Topa – Centro Administrativo da Bahia – CAB. Salvador/Bahia. CEP: 41746-300.

Quanto as entidades e movimeentos sociais, procurar a DIREC da sua região.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Projeto Dia D - Atividade Física em Barra do Choça na DIREC 20

Programa Todos Pela educação – TOPA de Barra do Choça, realizou neste domingo, 17.10, no Ginásio de Esportes Oberdam rocha, o Projeto DIA D Atividade física na terceira Idade.

O projeto foi realizado em comemoração ao Dia Nacional do Idoso, festejado no dia 01 de outubro, e teve como foco a saúde e a autoestima do idoso.
Na oportunidade foram realizadas diversas atividades, como: Aferição de pressão, teste de glicemia, mini palestra sobre os temas atividades físicas e alimentação na terceira idade, procedimentos de valorização da aparência com cortes e escovas de cabelos, apresentação de Coral de Idosos do pianista Anderson, Dança do boi bumbá da alfabetizadora Istela, atividades físicas, dentre outras.
Para a realização deste projeto, foi necessária a mobilização de diversos profissionais, como alfabetizadores do Programa, coordenadores ( Eliene Souza, Aldemarcio Souza, Gisele Amorim, Josilene Chaves e Renata Dias), profissionais em educação física, cabeleireiros, manicures, profissionais da saúde, agentes comunitários, nutricionistas, enfim vários voluntários. Além destes profissionais estiveram presentes o Secretário de Educação Marcos Viana, a representante da DIREC 20 Solange Moutinho e o Vereador Jorge Amorim.

Um dos destaques do Projeto foi a Tenda da Beleza, que ofereceu cortes e escovas de cabelos para mulheres e homens, elevando a autoestima dos participantes. A atividade foi realizada graças a parceria com a Escola de Cabeleireiros Daniela Andrade de Vitória da Conquista. O resultado não poderia ser melhor, era visível no semblante de cada pessoa a alegria e o entusiasmo ao fazer a sua escova ou o seu corte de cabelo.

REALIZAÇÃO
PROGRAMA TOPA DE BARRA DO CHOÇA
PREFEITURA MUNICIPAL
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
APOIO:
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
NÚCLEO DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA
ESCOLA DE CABELEIREIROS DANIELA ANDRADE (VITORIA DA CONQUISTA)
PROJETO ESPORTE NA ESCOLA
CORAL DO PROF. ANDERSON
PROF. SANDRO DO INFOCENTRO
DIREC 20
SEMAI

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Turma do TOPA na Clinica de Hemodialise na DIREC 16

A Assistente social Juliana Roque, da Clinica de Neufrologia Heitor da Silveira Lima procurou a supervisora do Programa na DIREC /16 Jacobina Maria Betania Teofilo, com o proposito de funcionar as turmas do TOPA naquela clinica , já que a mesma tinha percebido que muitos dos pacientes da clinica não assinava os seus nomes nos prontuarios .
Juntas formaram uma parceria e foram implantadas 03 turmas, 02 turmas com a alfabetizadora Karol e 01 turma com a alfabetizadora Raquel , foi feito um planejamento diferenciado já que eles passam 04 hrs nas maquinas e em horarios diferentes , mais em visitas as turmas notei a felicidades desses alfabetizandos que mesmo com suas dificuldades receberam agente com muito carinho em momento nenhum falou de seus problemas e sim agradeceram pela merenda , pelo material muitos já estão conhecendo as primeiras letras do seu nome a felicidade estava estapada nos seus rostos.
Gostaria de agradecer Equipe da clinica ,Dr . Flavio Meneses Drª Monique Coutinho

Relato da Supervisora do TOPA na DIREC 16 - Maria Betânia

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Atividade Física na Terceira Idade do TOPA


Projeto DIA D - Atividade Física na Terceira Idade promovido pelo programa de alfabetização TOPA.

O evento acontecerá no dia 17 de outubro, a partir das 7:00 horas, no Ginásio de Esportes Oberdam Rocha, em Barra do Choça. O projeto tem como um dos objetivos instigar a prática da atividade no cotidiano de cada idoso, bem como conscientizá-los sobre a importância do exercício físico para o bem estar.
O projeto terá como público alvo os alfabetizandos do programa TOPA e convidados.

No projeto estão previstas as seguintes ações:
· Café da Manhã;
· Serviços básicos de saúde e beleza;
· Orientações e Dicas sobre o tema do projeto.
· Caminhadas;
· Alongamentos.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Turma do TOPA em Barra do Mendes - DIREC 21

Visitas às tumas do Topa e de aplicação dos testes cognitivos, bem como de planejamentos quinzenais do municipio de Barra do Mendes. Turmas sob a coordenação de Isa Ermes.