terça-feira, 30 de março de 2010

sexta-feira, 26 de março de 2010

João Fernandes da Região de Guanambi - DIREC30


Em uma visita do governador Jaques Wagner a cidade de Carinhanha, o Sr. João Fernandes tocou com sua velha sanfona a música que fez para o TOPA. Depois da sua apresentação o governador lhe prometeu uma sanfona nova.
Passado os dias, na Certificação do TOPA ocorrida em dezembro/2009, houve o segundo encontro entre o governador e o Sr. João.
Neste dia por coincidência era o aniversário do Sr. João e ele cobrou como presente a sanfona prometida.
Dias depois, a promessa foi comprida.

terça-feira, 23 de março de 2010

Euclides da Cunha - DIREC 12

Este vídeo é parte integrante do filme enviado pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Euclides da Cunha

segunda-feira, 22 de março de 2010

II Encontro do Programa Todos pela Alfabetização - TOPA


Dia 17/03, às 9 horas, na Câmara Municipal de Guanambi, aconteceu o II Encontro do Programa Todos pela Alfabetização - TOPA, com a coordenação da DIREC-30, que contou com as presenças dos coordenadores e gestores dos municípios de Guanambi, Candiba, Pindaí, Urandi, Sebastião Laranjeiras, Iuiú, Matina, Malhada, Carinhanha e Feira da Mata.

O encontro foi presidido pela Coordenadora Regional do TOPA/Direc-30, Ione Ribeiro, e pela Coordenadora Pedagógica da Direc-30, Professora Gildete Brito Nascimento. Também participaram do evento diversas autoridades e entidades do movimento social da região: Secretária de Educação de Matina, Dolores Castro; Presidente da APAE de Guanambi, Diná Gordiano; Diretora da APAE, Solange Brito; Vereador de Guanambi, José Carlos Lélis Costa - Latinha; Diretor do Detran, Dorisvaldo Lobo; Assessor do Vereador Dr. Ruy Azevedo, Gilmar Pereira; Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de Guanambi, Candiba e Palmas de Monte Alto; Coordenadora da Economia Solidária da Região da Serra Geral, Dona Selma; entre outras entidades.
No evento, a Coordenadora Ione Ribeiro, fez uma justa homenagem a senhora Joselita Batista de Sá "Dona Zuza", moradora da Fazenda Santa Rosa em Candiba, que com a idade de 68 anos participou do processo de alfabetização. Dona Zuza tem 10 filhos e 22 netos e é um exemplo de fé e coragem, encontrando tempo para concretizar o sonho de ser alfabetizada.

Fonte: http://blogdolatinha.blogspot.com/2010/03/ii-encontro-do-programa-topa-em.html

sexta-feira, 19 de março de 2010

Visitas as Turmas do TOPA

Visita a Coronel João Sá - FETAG - DIREC 10



Coronel João Sá - MST



Coronel João Sá - Pescadores

quinta-feira, 18 de março de 2010

terça-feira, 16 de março de 2010

Turma do TOPA no Conjunto Penal de Juazeiro

.
Entrega do Material Pedagógico pela supervisora Isabel.


segunda-feira, 15 de março de 2010

Iª VIDEOCONFERÊNCIA: TOPA - ALFABETIZANDO PARA A LIBERDADE


Estaremos realizando a Iª VIDEOCONFERÊNCIA: TOPA - ALFABETIZANDO PARA A LIBERDADE com o objetivo de contribuir com a formação de alfabetizadores do TOPA e outros atores que atuam com alfabetização de jovens, adultos e idosos privados de liberdade, no que se refere ao acesso a informações acerca da educação como instrumento de humanização para ressignificação da vida, bem como dos procedimentos internos de conduta no sistema carcerário.

O acesso à videoconferência é: www.sec.ba.gov.br/iat
Dia 15/03/2010
Horário 14 às 17h


sexta-feira, 12 de março de 2010

Turmas do TOPA no município de Barra do Choça


O mês de março é marcado pelo início das turmas do PROGRAMA TOPA em Barra do Choça.

Aproximadamente 30 turmas do programa iniciaram efetivamente as atividades letivas da etapa 2009. A coordenação do programa fez a entrega dos kit’s dos alfabetizandos na primeira semana com o propósito de incentivar a participação dos alunos e encorajá-los para mais uma jornada.
Esta é primeira vez que um programa de alfabetização no município inicia as atividades com o material didático do aluno e com a merenda (que está em processo de distribuição), itens considerados essenciais para um resultado exitoso.


Lembramos que as turmas dos novos alfabetizadores terão que aguardar a Capacitação Pedagógica realizada pela UESB

Fonte: topabarradochoca.blogspot.com/
.

quarta-feira, 10 de março de 2010

terça-feira, 9 de março de 2010

Reportagem do Jornal Tribuna da Bahia

Programa ajuda a ver melhor

"Os olhos são a janela da alma e o espelho do mundo”, diz a frase atribuída a Leonardo da Vinci, pintor e cientista italiano da época do Renascimento. Uma iniciativa inédita do governo do Estado está fazendo com que milhares de baianos enxerguem melhor o mundo. Na semana passada, em Gandu, o governador Jaques Wagner ficou visivelmente emocionado com o resultado do programa Saúde em Movimento, estratégia que torna o lema “fazer mais para quem mais precisa” uma realidade concreta ao levar a saúde para perto das pessoas nas mais diversas regiões da Bahia.

O que era um problema gerou uma solução pioneira no país: a estratégia Saúde em Movimento, desenvolvida pela Secretaria da Saúde (Sesab). A iniciativa, em forma de mutirão, leva serviços na área de oftalmologia para diversas regiões do estado. São 59 tipos de procedimentos, entre consultas, exames e cirurgias realizados por 130 profissionais, entre médicos e outras especialidades da área de saúde, além do pessoal de apoio. Apesar de sediado em um município, o atendimento é estendido aos moradores de toda a região.

Wagner assinala que essa ação fortalece a conexão das pessoas com o mundo, favorecendo o pleno exercício da democracia. Milhares de José, João, Maria, Antonio ou Pedro baianos que viviam longe do mundo das letras estão saindo do analfabetismo graças ao programa Todos pela Alfabetização (Topa), que até final deste ano supera a marca de 1 milhão de alfabetizandos. O sucesso do Topa levou, porém, a uma outra descoberta perversa: boa parte dos alunos tinha dificuldades para enxergar, o que prejudicava bastante o desempenho e o aprendizado nas salas de aula.

Wagner destaca que o programa está voltado prioritariamente para os alunos do Topa que, para poder aprender a ler, precisam estar enxergando direito. “E eu confesso a minha felicidade de ouvir dos profissionais que esse é o maior programa nesse estilo, que está nesse momento acontecendo na Bahia, pioneiro no Brasil”, afirmou o governador.

Próxima etapa – Depois de Gandu, onde as atividades foram encerradas ontem, o Saúde em Movimento vai atuar em Miguel Calmon, de 15 a 29 de março. O início foi em Mortugaba, passando depois por Caetité, Ituaçu e Itapetinga. Mais de 80 mil pessoas foram atendidas, incluindo a estimativa das ações em Gandu e computando-se aí consultas, cirurgias de catarata, pterígios (raspagem) e exames complementares. Até o final do ano, serão atendidas mais 10 regiões do Estado.

A partir das consultas oftalmológicas, a população tem acesso a exames complementares e procedimentos cirúrgicos, a exemplo das cirurgias de catarata e pterígio. Tudo feito com modernos equipamentos e tecnologia de ponta. A iniciativa atende prioritariamente os alfabetizandos do programa Todos pela Alfabetização (Topa) e cidadãos com idade a partir de 60 anos.

Para os alunos matriculados no Topa, o acesso se dá por meio da Secretaria Estadual da Educação. Já para a população em geral, o agendamento é feito pelo serviço Sesab Atende (0800-724-6565).

Fonte:http://www.tribunadabahia.com.br/news.php?idAtual=41512
Publicada: 09/03/2010 00:18
.

segunda-feira, 8 de março de 2010

Homenagem do TOPA ao Dia Internacional da Mulher


Tão importante quanto mensagens comemorativas para as mulheres no Dia Internacional da Mulher é elas conhecerem sua própria história de luta.


No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.
Há 100 anos a socialista alemã Clara Zetkin propôs durante a 2ª Conferencia Internacional das Mulheres Socialistas, realizada em Copenhague, na Dinamarca, a criação de um Dia Internacional da Mulher, em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Havia alguns anos, diferentes datas eram marcadas por jornadas de luta feminista, organizadas sobretudo em torno da defesa do voto feminino e da denúncia contra a exploração e a opressão sofrida pelas mulheres. A partir daí, as comemorações começaram a ter caráter internacional.
Um século se passou e hoje, em todo o mundo, o dia 08 de março, data de comemoração e afirmação das mulheres para autonomia e liberdade.
Em 1914, ele foi comemorado, pela primeira vez, em 8 de março, na Alemanha. Mas é a ação das operárias russas, no também dia 8 de março de 1917, precipitando o inicio das ações da Revolução Russa – a razão mais provável para a fixação desta data como Dia Internacional da Mulher.
Documentos de 1921, da Conferencia Internacional das Mulheres Socialistas, revelam a proposta de tornar o 8 de março como data oficial. A partir de 1922, a celebração internacional é oficializada neste dia. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).
Parte dessa história se perdeu nos grandes registros históricos, mas fez parte do passado político das mulheres e do movimento feminista de origem socialista no começo do século. Numa era de grandes transformações sócias, o Dia Internacional da Mulher transformou-se no símbolo da participação ativa das mulheres para transformarem a sua condição e a da sociedade como um todo.

quinta-feira, 4 de março de 2010

Premiação Cosme de Farias - Participe


O Prêmio Cosme de Farias foi instituído pelo Governo do Estado da Bahia, em 09 de maio de 2007 para laurear a pessoa física ou jurídica, de direito público ou privado, que desenvolva atividades de alfabetização, escolarização e profissionalização de jovens, adultos e idosos e tenha se destacado no Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos “TOPA – Todos Pela Alfabetização”.

Objetivos
• I - Reconhecer e premiar ações de cunho social e pedagógico, desenvolvidas por pessoa física e/ou jurídica em benefício da sociedade;

• II - Estimular a sociedade a participar de atividades que desenvolvam a alfabetização, escolarização e profissionalização de jovens, adultos e idosos.

Premiação
Município – R$ 40.000,00
Entidade da Sociedade Civil – R$ 20.000,00
Alfabetizador R$ 10.000,00
Coordenador de Turma – R$ 5.000,00
Tradutor-Intérprete de LIBRAS – R$ 5.000,00

Turmas de São Felix do Coribe - DIREC 26

terça-feira, 2 de março de 2010

Depoimento da Alfabetizadora Cleópatra - DIREC 26



Uma homenagem aos alfabetizadores(as) e coordenadores(as) que estão alfabetizando cidadãos baianos.

.