sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Bahia supera meta ao alfabetizar 460 mil pessoas em duas etapas do Topa

A Bahia comemora a alfabetização de 460 mil baianos que conquistaram o direito de ler e escrever, durante as duas primeiras etapas do programa Todos pela Alfabetização (Topa), superando a meta estabelecida. Os resultados obtidos levam o governo a comemorar o marco de ter atingido quase 50% da meta de alfabetizar um milhão de jovens, adultos e idosos até o final de 2010. A certificação dos 289 mil baianos, da segunda etapa, acontece no dia 3 de dezembro, às 8h30, no Hotel Pestana.
O evento contará com a participação de 600 alfabetizados de todos os territórios baianos, que vão representar os concluintes da segunda turma do Topa. Entre eles, estarão alunos como dona Enedina Pereira da Silva, 100 anos, e seu Ubaldo Dias, 106 anos, provas vivas de que nunca é tarde para aprender.
O programa trabalha com a alfabetização sob a perspectiva de que este é um direito do cidadão e que não prescreve com a idade. Além disso, tem como desafio assegurar que, pelo menos, 70% dos egressos do Topa, deem continuidade aos estudos. Os números alcançados com o programa fazem da Bahia o estado campeão em alfabetização do país e também referência para outros estados e para o Brasil Alfabetizado, do Ministério da Educação (MEC).
O programa prevê o cumprimento de oito meses de atividades de sala de aula, considerando as realidades locais, as especificidades territoriais e as populações atendidas. Em sua segunda edição, o programa esteve presente em 415 municípios, contou com a parceria de 441 entidades, entre sindicatos, ONGs, associações de bairro e outras organizações, e com a adesão de 358 prefeituras. Contudo, a meta é atender os 417 municípios da Bahia.
Na primeira etapa do programa, foram alfabetizados 171 mil baianos. Já na segunda etapa, 289 mil pessoas, que estão passando pelos testes cognitivos, serão alfabetizadas. Além disso, foram qualificados 17,5 mil alfabetizadores, mil coordenadores de turmas e 75 intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Fonte: http://www.comunicacao.ba.gov.br/noticias/2009/11/25/bahia-supera-meta-ao-alfabetizar-460-mil-pessoas-em-duas-etapas-do-topa

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Deixa o TOPA me levar

Eu sou alfabetizando e estou na escola, num programa do Estado da Bahia.
Confesso que não fui antes na escola, a oportunidade é agora espero ainda aprender.
Ali serei alfabetizado, pois sei que importante saber ler e escrever.

Deixa o TOPA me levar...
TOPA leva eu...
Deixa o TOPA me levar
TOPA leva eu...
Deixa o TOPA me levar...
TOPA leva eu...

Sou feliz e agradeço a oportunidade, que programa deu.
E o método de ensinar
A, E, I, O, U
E o método de ensinar
Não só b-a –ba(bis)
Vamos trabalhar e alfabetizar

Parodia feita pelos Coordenadores da DIREC26 e do Núcleo de Barreiras

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

TOPA: em etapa a 2009


A supervisora na Direc 02 do Programa TOPA - Todos pela Alfabetização, Valdeci Mamona Passos, reuniu na última sexta (13), coordenadores e alguns alfabetizadores para tratar de assuntos relacionados à Etapa 2009 do programa, na Regional. O encontro aconteceu na sede do Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães, em Feira.

Fonte: http://www.direc02.blogspot.com/

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Cinema no TOPA






Numa iniciativa da UFRB, Unidade Formadora do TOPA na Direc 32, em parceria com a Prefeitura Municipal e com a Direc, aconteceu em Santiago do Iguape, distrito quilombola de Cachoeira, mais uma Sesão de Cinema do TOPA.

Reunidos na sede da ACASE - Associação Cultural e Artística de Santiago do Iguape, alfabetizandos/as do programa e diversas pessoas da comunidade puderam assistir ao filme "Tapete Vermelho", numa sessão regada a pipoca e refrigereante.

A idéia da mostra vai além da concepção do cinema como instrumento de lazer, ao incluir o filme como instrumento pedagógico, que possibilita reflexão, análise da realidade e do cotidiano. Nas palavras de Marcia Vinhas, coordenadora da atividade pela UFRB "não apenas a sala de aula e os instrumentos tradicionais devem ser utilizados no processo de ensino-aprendizagem. Aprende-se com filme, com música, poesia, arte e com a própria realidade e experiências pessoais."

Fonte: http://topadirec32.blogspot.com/